Jorge Jesus, que vai para o seu terceiro ano no comando técnico do Benfica, sai frustrado da cidade do Galo pois termina o capítulo número um deste livro de Gil Vicente com um empate amargo, depois de ter estado a vencer por 2-0. Recorde-se que na época passada, o técnico do Benfica só conseguiu vencer à terceira jornada, começando com duas derrotas ante a Académica e Nacional. Desta forma, Jorge Jesus não evitou que o clube da Luz começasse a nova temporada de futebol à boleia de uma “Barca do Inferno”.
O clube encarnado, que “transferiu” o Estádio da Luz para Barcelos, marcou cedo, logo aos 7 minutos por intermédio de Nolito. O espanhol de 24 anos marcou o seu quinto golo com a camisola do Benfica, e esta noite já arrecadou um para a sua contagem pessoal no que toca a contas para a I Liga.
O segundo golo encarnado surgiu minutos mais tarde, aos 20, e desta vez o autor foi Saviola, fazendo antever um jogo fácil para os vice-campeões nacionais. Mas não seria assim.
Durante a primeira parte, o Benfica foi a equipa mais segura e perigosa dentro de campo mas isso não evitou que sofresse um golo, aos 37 minutos, da equipa da casa. Hugo Vieira aproveitou um erro monumental de Rúben Amorim e fez o golo dos gilistas.
Na segunda parte, o Gil Vicente, equipa que regressou à I Liga cinco anos depois de o “Caso Mateus” ter empurrado a formação barcelense para a Liga de Honra, fez aquilo que lhe competia e o que seria esperado de uma equipa com “menos pressão”: Subir no relvado à procura do empate, ao mesmo tempo que a formação lisboeta ia adormecendo em campo.
No segundo tempo do desafio, Jesus fez jogar Witsel para o lugar de Aimar e Enzo Pérez para o lugar de Gaitán.
Se há um jogador que os jogadores do Benfica, e Roberto principalmente, guardam na memória é Laionel, que marcou na temporada passada um golo magistral ao serviço da Académica. Pois, esta noite, e agora com a camisola do Gil Vicente, repetiu a proeza com um belo disparo fora da área aos 73 minutos. Artur nada pôde fazer.
Benfica termina a primeira jornada com um empate, e um ponto, que sabe a derrota, e os adeptos que o digam.
Antes da segunda jornada, na receção ao Feirense, outra das duas equipas promovidas ao escalão principal, o Benfica joga já esta terça-feira na Holanda, na casa do Twente, em desafio a contar para a primeira mão do Play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Comentários