Jesualdo Ferreira disse hoje que ter treinado o Sporting pode ser uma vantagem para o embate da sexta jornada da I Liga de futebol, mas notou que Leonardo Jardim também conhece bem alguns jogadores do Sporting de Braga.

Os minhotos recebem os lisboetas no sábado, na sexta jornada, depois de os terem ultrapassado na classificação.

O Sporting de Braga é agora segundo, com 12 pontos, mais um que o Sporting, terceiro classificado, mas técnico bracarense considerou que «estar por cima» traz mais «ânimo e autoestima aos jogadores», advertindo que «o importante não é chegar, é manter».

Jesualdo Ferreira orientou a equipa leonina na segunda metade da última época e admitiu que isso «pode ajudar a passar melhor» aos seus jogadores algumas características do adversário, mas salientou que o treinador do Sporting «também tem essa vantagem», porque trabalhou com alguns dos atuais atletas do plantel "arsenalista". 

O técnico disse esperar «um jogo interessante» e não acreditar que o Sporting dê a iniciativa de jogo ao Braga. 

Jesualdo Ferreira reconheceu o Sporting «uma equipa muito equilibrada, com bons jogadores, que faz do seu trabalho em campo um jogo bastante coletivo e que no futuro vai ser mais forte».

Já o Braga, que tem o defesa esquerdo Joãozinho (ex-Sporting) em dúvida devido a um problema no adutor, «tem vindo a subir os degraus normais de quem se está a montar».

«Estamos a tentar trazer jogadores de um plano médio para um plano superior, com uma exigência maior, e a equipa começa a ter alguns equilíbrios e a assimilar princípios táticos, mas é uma tarefa que demora tempo», disse.

O treinador bracarense assumiu que o reencontro com a antiga equipa não o deixa indiferente, mas garantiu que apenas numa dimensão pessoal.

«Recorda-se sempre alguns momentos, é inevitável. Eu não deixo de ter sentimentos e não sou indiferente ao que tem sido a minha história, mas profissionalmente sou completamente imune a essas questões», frisou.

Sem querer comentar a opinião sobre a arbitragem do treinador dos "leões", que considerou que os "três grandes" são sempre mais beneficiados, fez questão de salientar que Leonardo Jardim se «esqueceu de falar em ‘quatro grandes'».

Daqui a sensivelmente um mês e meio, há eleições no clube e António Salvador ainda não disse se é novamente candidato, mas Jesualdo Ferreira não imagina um Sporting de Braga sem o atual presidente a liderá-lo. 

«Não imagino e acho que nada nem ninguém pode substituir António Salvador», rematou.

A abrir a conferência de imprensa, o treinador fez questão de deixar «um abraço muito solidário» para o holandês Mitchell van der Gaag pelo problema cardíaco que afetou o treinador do Belenenses e que o levou a interromper a carreira.

O Sporting de Braga, segundo classificado com 12 pontos, recebe o Sporting, terceiro com 11, no sábado, a partir das 20h15, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que vai ser arbitrado pelo portalegrense Paulo Baptista.