1 de julho de 2015. No 109º aniversário do Sporting, Jorge Jesus inicia uma nova etapa na sua vida, com a apresentação oficial como novo treinador dos leões. É uma espécie de regresso à "casa de partida" para o veterano treinador, de 60 anos.

Depois de seis épocas e 10 títulos conquistados no Benfica, o carismático técnico abraça o desafio de provar novamente o seu valor, desta feita no proclamado clube do seu coração. Em Alvalade deu os primeiros passos de uma discreta carreira como jogador e é outra vez em Alvalade que tem de fazer renascer um clube. Uma vez conseguido esse feito na Luz, Jesus atravessou a 2ª Circular para operar mais um 'milagre'.

O treinador que fabricou 'Manéis' em série no Benfica tem, porém, uma missão espinhosa e de alto risco pela frente: conseguir o primeiro título de campeão para o Sporting desde 2002. E tal terá de ser conseguido sem grandes milhões para reforços e com a construção em tempo recorde de uma estrutura ganhadora no emblema leonino.

Por outro lado, há mais dúvidas do que certezas nesta fase. A 'procissão do mercado de transferências ainda vai no adro, ao fechar apenas no fim de agosto, deixando a porta aberta até ao último minuto para algumas das pérolas sportinguistas. Em sentido inverso, resta saber se o Sporting tem meios para responder à lista de desejos do técnico. Danilo Pereira, um dos alvos assumidos, irá fugir para o Dragão e mais poderão ficar pelo caminho.

Quis ainda o destino que o primeiro jogo oficial de Jorge Jesus à frente do Sporting seja diante do Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira, a 9 de agosto. Um triunfo reforçará ainda mais o entusiasmo e a confiança dos adeptos, mas um eventual desaire pode aumentar a alta pressão sobre o experiente treinador. Uma pressão que já está implícita da parte de Bruno de Carvalho, pois o 'golpe de mestre' do presidente na sua contratação significa querer ganhar no imediato e não daqui a dois ou três anos.

E no 'olho do furacão' está, assim, um homem de 60 anos. Habituado - ou viciado - em grandes desafios, Jorge Jesus vive hoje o primeiro dia do resto da sua vida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.