Arrancou esta terça-feira a pré-época do FC Porto. Uma época de grande pressão em que o clube terá de quebrar um jejum de três anos sem títulos. Nuno Espírito Santo foi o homem escolhido por Pinto da Costa para liderar os "dragões", num ano importantíssimo para o clube.

Definido a equipa técnica, é hora de contar as ´espingardas` e ver com que homens Nuno irá partir para a ´guerra`, num ano em que o campeonato, mais do que nunca, é prioridade número um.

No primeiro dia de trabalhos no Olival, o técnico contou com 31 jogadores, número que irá aumentar já que ainda há oito jogadores de férias ou a representar as respetivas seleções. Os primeiros treinos e jogos servirão para os jogadores mostrarem que merecem ficar no plantel. Para Nuno e a sua equipa técnica, é hora de separar o ´trigo do joio`.

Além dos 31 jogadores que trabalham nesta altura no Olival e ainda os oito que irão regressar nos próximos dias, o FC Porto poderá ter de ir ao mercado para reforçar o plantel. Pinto da Costa já anunciou que a equipa precisa de mais um defesa central e ainda de um ponta-de-lança para atacar a nova época. Há jogadores que podem deixar o Dragão caso surgem boas oportunidades de negócio. Brahimi tem mercado e pode sair, tal como Herrera. Martins Indi também poderá ser vendido.

Quem fica, quem sai, quem entra...

Guarda-redes: Casillas deverá ser o dono da baliza do FC Porto. O internacional espanhol renovou com os "dragões", pelo que irá continuar a merecer a confiança dos técnicos e dirigentes, apesar de um ano menos bom. Sem Hélton, que pendurou luvas, o regressado Andrés Fernandez será o segundo guarda-redes, com José Sá a ser o último na hierarquia. Raul Gudiño e Ricardo Nunes deverão ser emprestados.

Lateral direito: o lado direito da defesa azul-e-branca ficará a cargo de Maxi Pereira e do promovido Vitor Garcia. O venezuelano deu provas na equipa B que é uma boa alternativa a Maxi e que Nuno poderá contar com ele.

Lateral esquerdo: Miguel Layún continua, depois de o FC Porto ter ativado a opção de compra. Rafa Soares voltou da Académica e será o segundo lateral. José Angel tem os dias contados e deverá ser vendido ou emprestado. Espanha deverá ser o destino. Mas ainda pode chegar Alex Telles, lateral brasileiro do Galatasaray.

Defesas centrais: O brasileiro Felipe, contratado ao Corinthians, é a única certeza na zona central da defesa. Martins Indi tem mercado e poderá sair, depois de duas épocas em que não justificou o forte investimento feito no seu passe. Marcano deverá ficar, tal como Diego Reyes que voltou do empréstimo a Real Sociedad e tera nova oportunidade. Chidozie deverá alternar entre a equipa A e a B ou então será cedido para rodar. No entanto, a SAD poderá ira o mercado por mais um central.

Médios defensivos: Danilo está de ´pedra-e-cal` nessa posição, tal como Rúben Neves. Omar Govea vem da equipa B e irá fazer a pré-época poderá ser cedido.

Médios centros: André André, Sergio Oliveira e João Teixeira deverão ficar no plantel. Herrera tem muito mercado em Itália e Inglaterra e poderá ser vendido. Francisco Ramos foi promovido na fase final da época da equipa B mas é provável que venha a ser cedido para uma equipa da Primeira Liga para rodar. Quintero está de volta e terá nova oportunidade para mostrar o seu talento. Otávio fez uma grande época no Vitória de Guimarães e é uma garantia no plantel. Josué e Evandro também poderão sair, tall como Alberto Bueno. Os três terão de mostrar a Nuno que merecem um lugar no plantel.

Extremos: Corona e Hernâni são garantias no plantel, tal como Varela. Brahimi pode ficar mas tem muito mercado, pelo que é provável que deixe o clube até 31 de agosto. Zé Manuel chegou do Boavista e vai ter de mostrar valor para ficar, tal como Ivo Rodrigues, que esteve emprestado ao Arouca. Marega deverá ser cedido.

Avançados: Aboubakar tem mercado mas o FC Porto acredita que é desta que o camaronês poderá ´explodir`. André Silva mostrou credenciais, é um dos mais adorados pelos adeptos e pode ser a primeira opção para a frente. Suk vai estar nos Jogos Olímpicos e deverá estar de saída. Gonçalo Paciência voltou de empréstimo da Académica mas é provável que venha a ser cedido novamente.

Ainda há jogadores que não contam para Nuno Espírito Santo. Bolat, Kadú, Kayembé, David Bruno, Mikel, Ghilas, Licá, Adrian López, Fabiano, Lichnovski e Abdoulaye Ba não entram nas contas do novo FC Porto e deverão ser vendidos ou emprestados. A rescisão de contrato também é uma hipótese.