Após os compromissos das seleções, o campeonato vai entrar na sua fase absolutamente decisiva, isto quando faltam sete jornadas até final. Com o FC Porto (1.º) e Sporting (2.º) separados por seis pontos, vamos espreitar os calendários destas duas equipas até final e analisar o registos contra os adversários que vão ter pela frente nas próximas jornadas.

De referir que há um dérbi (Sporting e Benfica) e três clássicos (V. Guimarães - FC Porto, Benfica-FC Porto e FC Porto-SC Braga) até final do campeonato, e que muito podem decidir no que à atribuição do título diz respeito.

Veja o que se vai passar até final do campeonato.

28.ª jornada:

Na próxima jornada, o FC Porto recebe o Santa Clara, equipa que curiosamente impôs a primeira derrota do ano aos leões, na jornada 17 (3-2). Na primeira volta, os portistas impuseram-se com facilidade (3-0, golos de Sérgio Oliveira e Luis Díaz que bisou). No ano passado, na receção dos dragões aos açorianos, mais dificuldades para a equipa de Sérgio Conceição que só conseguiu impor-se por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado por Toni Martínez à passagem do minuto 90+5. O Sporting recebe o Paços de Ferreira, depois de na primeira volta ter vencido por 2-0 (golos de Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves). Em 20/21, os verdes e brancos, que haveriam de se sagrar campeões, venceram por 2-0, com golos de João Mário (agora no Benfica) e de João Palhinha.

29.ª jornada:

Na jornada 29, o Sporting desloca-se a Viseu onde vai defrontar o Tondela. Na jornada 12, os verdes e brancos venceram por 2-0, depois dos golos de Pablo Sarabia e Paulinho. No época passada, na 23.ª jornada, os leões tiveram muitas dificuldades e só venceram pela margem mínima com Tiago Tomás a apontar o golo do triunfo (81´).

Nessa ronda, a equipa de Sérgio Conceição conta com uma sempre complicada deslocação a Guimarães. Na 1.ª volta, o Vitória foi um osso duro de roer e até esteve a ganhar depois de um golo de Marcus Edwards (agora no Sporting) de grande penalidade. Luis Díaz e Evanilson conseguiram depois dar a volta ao marcador na segunda parte. Em 20/21, a visita à cidade de berço também não foi pera doce, com os dragões a imporem-se por 2-1. Luis Díaz foi protagonista ao apontar o golo decisivo. Os dragões estiveram por duas vezes em desvantagem, Rochinha a abrir e de Oscar Estupiñán fizeram o gosto ao pé.

30.ª jornada

A ronda 30 traz-nos de novo o dérbi dos dérbi do futebol português, com a receção do Sporting ao Benfica. Na 1.ª volta, os leões fizeram sentir o seu domínio no estádio da Luz, depois de um triunfo por 2-1. Em 20/21, os leões levaram a melhor. O único golo da partida (1-0) foi apontado por  Matheus Nunes já nos descontos aos 90+2.

O FC Porto recebe em casa o Portimonense, depois de na 13.ª jornada se ter imposto em terras algarvias, com golos de Pedro Sá (AG), Vitinha e Otávio. No dragão, também na época passada, os azuis e brancos venceram por 3-1, mas ainda apanharam um susto depois do golo de Beto (agora na Udinese) a abrir. Mas os dragões deram a volta ao texto: Mbemba, Taremi e Sérgio Oliveira fizeram abanar as redes adversárias.

31.ª jornada

Vira a jornada e há de novo um grande clássico do futebol português, com o SC Braga a receber o FC Porto. Na jornada 14, no Dragão, o FC Porto saboreou a vitória graças a um golo de Luis Díaz. Na última receção dos bracarenses aos portistas, em 20/21, o jogo acabou por ficado empatado a duas bolas. Gaitán fez o empate já ao minuto 90+4, depois dos golos apontados por Fransérgio, Taremi e Sérgio Oliveira.

Por seu lado o Sporting desloca-se nessa jornada ao estádio do Bessa para defrontar o Boavista. Os verdes e brancos venceram na jornada 14 (golo de Sarabia e Nuno Santos). Em casa do adversário, em 20/21, os leões triunfaram, com Nuno Santos e Pedro Porro a serem os homens mais inspirados na finalização.

32.ª jornada

A duas jornadas do fim da I Liga,o FC Porto recebe em casa o Vizela, depois dos dragões na primeira volta terem vencido por 1-3 na condição de visitante (Golos de Matheus Uribe, Fábio Vieira e Evanilson, Cassiano marcou o golo dos vizelenses). Recorde-se que o emblema bracarense regressou este ano ao escalão maior do futebol português depois de 36 anos de ausência.

Na mesma jornada, o Sporting conta com uma complicada receção ao Gil Vicente, a grande sensação da prova, atualmente no quinto lugar. Esta época, à 15.ª jornada, os leões levaram a melhor por 3-0, com os golos dos verdes e brancos a serem apontados por Gonçalo Inácio, Daniel Bragança e Nuno Santos. Na última receção dos leões aos gilistas para o campeonato, o Sporting venceu por 3-1, depois de golos de Sporar, Tiago Tomás e Pedro Gonçalves.

33.ª jornada

A uma jornada do término do campeonato, os leões deslocam-se ao Algarve para defrontarem o Portimonense. Na primeira volta, o conjunto orientado por Rúben Amorim teve vida complicada para levar de vencido o emblema da cidade de Portimão. Matheus Reis abriu o ativo à passagem do minuto 21´, com Paulinho a responder com um hat-trick. Lucas Possignolo fechou as contas ao minuto 90+2.

A jornada 33 também terá clássico a apimentar a ronda, com o Benfica a receber o FC Porto no estádio da Luz. No ano passado, as duas equipas empataram a uma bola no estádio da Luz, golos de Everton (23´) e Matheus Uribe (75´). Já esta época, os dragões impuseram-se por 3-1 com golos de Fábio Vieira, Pepê e Taremi, com Roman Yaremchuk a apontar o único golo dos encarnados.

34.ª jornada

Na última ronda, o FC Porto recebe no estádio do Dragão o Estoril Praia, e os leões contam com uma receção ao Santa Clara. Na jornada 17, os portistas só levaram a melhor (2-3) já na parte final da partida, já que o tento da vitória, apontado por Francisco Conceição só surgiu ao minuto 89´. Na última deslocação ao Dragão, já em 2017, na última presença da equipa da Linha de Cascais na I Liga, os canários foram derrotados por 4-0 (bis de Marega e golos de Brahimi e Marcano).

O Sporting termina o campeonato com uma receção ao Santa Clara, frente à equipa que impôs o primeiro desaire na Liga aos comandados de Rúben Amorim: 3-2 foi o resultado, depois dos leões terem estado por duas na frente depois dos tentos de Palhinha e Sarabia. Jean Patric, Lincoln e Ricardinho foram os autores dos golos dos açorianos.