Era um dia que prometia grandes emoções. Numa pouco habitual sexta-feira de grandes jogos em Portugal - por culpa dos compromissos de FC Porto, Sporting e Braga na Taça da Liga a meio da próxima semana - os quatro primeiros classificados do último campeonato encontraram-se na derradeira jornada da primeira volta da I Liga 2019/20 e, como se esperava, o desfecho 'mexeu' com a tabela.
Am Alvalade, dois golos de Rafa permitiram ao Benfica reforçar a liderança isolada, com as 'aguias' a capitalizarem assim da melhor forma a derrota que o FC Porto acabara de sofrer em casa frente ao Sporting de Braga, poucos minutos antes do arranque do dérbi de Lisboa.
Lançado por Bruno Lage aos 74 minutos, para o lugar de Chiquinho, Rafa abriu o ativo aos 80 minutos perante um Sporting que já tinha enviado uma bola ao poste, antes de 'bisar' e consumar o triunfo em tempo de compensação, aos 90+9.
Os campeões nacionais somaram, assim, a 14.ª vitória seguida no campeonato e deixaram os 'leões' a consideráveis 19 pontos de distância no fecho da primeira volta, sendo que a formação de Alvalade pode ficar mais longe do terceiro lugar, caso o Famalicão consiga bater o Marítimo, no domingo.
Além do 'sabor' de vencer o rival em Alvalade, o Benfica conseguiu o melhor de 'dois mundos', dada a derrota por 2-1 do Porto na receção ao Sporting de Braga, o que permitiu aos 'encarnados' consolidarem a liderança, agora com mais sete pontos do que os 'dragões'.
Fransérgio, aos cinco minutos, e Paulinho, aos 75, fizeram os tentos dos 'arsenalistas', e Soares anotou o golo portista, aos 58, pouco depois de ter falhado uma grande penalidade. Este foi o segundo castigo máximo desperdiçado pelos 'azuis e brancos' no encontro, após Alex Telles também não ter conseguido bater o guarda-redes Matheus, no primeiro tempo.
O Sporting de Braga, que somou a terceira vitória seguida sob o comando de Rúben Amorim, não vencia em casa do FC Porto há 15 anos, desde janeiro de 2005, quando bateu os portistas por 3-1, no Dragão.
Esta foi a segunda derrota dos 'dragões' no campeonato, a primeira em casa, depois de ter perdido na ronda inaugural da prova, no reduto do Gil Vicente.
Comentários