O ex-futebolista português Eusébio, que faleceu este domingo em Lisboa, era convidado de um dos patronos das festas de Nhu São Filipe 2014, que se realizam no mês de maio, na ilha do Fogo, e já tinha presença confirmada.

A revelação foi feita pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, ao reagir à morte do ex-futebolista, considerado um dos melhores de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal.

Mário Semedo declarou-se «consternado» com a notícia da morte de Eusébio, pois afirmou ele «não era apenas um futebolista do Benfica e de Portugal, mas era uma figura do futebol mundial e, sobretudo, amigo de Cabo Verde».

«Nos últimos anos vinha regularmente à Cabo Verde. Portanto, é uma notícia triste para todos os amantes do futebol e para todos os cabo-verdianos», declarou Mário Semedo.

Eusébio faleceu na madrugada deste domingo, aos 71 anos, em Lisboa.

Apelidado de “Pantera Negra”, o antigo jogador já vinha dando sinais de saúde debilitada, tendo estado internado em Junho de 2012 no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia.

Eusébio estava em Poznan a acompanhar a selecção portuguesa durante o Campeonato da Europa de futebol, quando se sentiu mal e foi internado num hospital daquela cidade polaca.

Eusébio da Silva Ferreira nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.