O treinador do Vitória de Guimarães, Sérgio Conceição, disse este sábado que a equipa que comanda terá de exibir qualidade defensiva para poder derrotar, neste domingo, o Belenenses, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A formação vimaranense ascendeu ao sexto lugar após a vitória sobre o FC Porto por 1-0, na jornada anterior, e pode alcançar, no Restelo, a quinta vitória seguida fora de casa, mas o técnico vitoriano avisou que a equipa terá de estar bem na retaguarda para poder vencer.

"Tenho a convicção de que se, defensivamente, estivermos ao nível que estivemos nos últimos jogos, principalmente neste último jogo, estamos mais perto de ganhar. Ofensivamente, a nossa equipa cria, aparece nas zonas de finalização e consegue algumas oportunidades de golo", anteviu.

Sérgio Conceição elogiou a equipa 'azul', dizendo que tem "qualidade" e que fez um bom percurso na Liga Europa, não ocupando, a seu ver, o lugar que merece no campeonato, e referiu ainda que não é fácil vencer no Estádio do Restelo.

"É um campo difícil, em que, em oito jogos, apenas perderam uma vez, com o Vitória de Setúbal. Tem jogadores atrás com qualidade. É uma equipa que tem sofrido muitos golos, mas, ultimamente, ganhou alguma consistência com o novo treinador a mudar o sistema tático", considerou.

Sérgio Conceição referiu, aliás, que não tem ainda certeza sobre a disposição tática do adversário de domingo, uma vez que "nos últimos jogos, jogou em dois sistemas diferentes, primeiro em 3x5x2 e, depois, nos jogos com o Rio Ave, em 4x3x3".

A formação de Guimarães ocupa a posição mais alta na tabela desde que a época começou, estando agora a três pontos do quinto lugar, o último que garante, de momento, a Liga Europa, ocupado pelo Paços de Ferreira, mas o técnico reiterou que, "em poucas semanas, a classificação muda com facilidade", pelo que será difícil alcançar esse objetivo.

"Todos os pontos são importantes. Não estou a dizer que vamos a Belém para empatar, porque quando se prepara jogos para empatar, normalmente perde-se. Olhando para a história [do clube], que nos sirva de motivação, mas sabemos das dificuldades que tivemos há um tempo atrás", esclareceu.

O treinador do Vitória assegurou, porém, que a equipa está atualmente muito mais "consistente" e "preparada" e mantém a ambição para o que resta da I Liga intacta, acrescentando que "a melhor fase está por vir", até porque a equipa tem noção do que tem de melhorar.

O técnico conimbricense conta já com Otávio e Licá para a partida com o Belenenses, após terem ficado de fora no jogo com o FC Porto, face ao empréstimo dos 'azuis e brancos', mas não revelou se vai fazer alterações no 'onze'.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado com 26 pontos, defronta o Belenenses, 11.º com 21, pelas 16h00 de domingo, no Estádio do Restelo, em jogo que será arbitrado por Rui Costa, da associação do Porto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.