O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, considerou hoje "determinante" o jogo com o Tondela, na segunda-feira, da 30ª jornada da I Liga de futebol, para praticamente garantir o quarto lugar na tabela classificativa.

Em caso de vitória sobre o último classificado, os minhotos podem aumentar para oito os pontos de vantagem sobre o duo que os perseguem, Arouca e Rio Ave, e com isso, ficando a faltar quatro jornadas, sentenciar o quarto lugar. "Matematicamente ainda não, mas é um passo importante para a conquista do quarto lugar. Ficam a faltar menos jornadas, com uma diferença pontual significativa, que acho difícil as outras equipas recuperarem, pelo que este é um jogo importante e determinante para alcançarmos um dos principais objetivos da época", disse.

O Sporting de Braga vem de uma goleada para a Liga Europa, em Lviv, com o Shakhtar Donetsk (4-0), mas para Paulo Fonseca isso não pode mexer com a equipa. "É uma derrota pesada, mas não nos podemos esquecer do nosso trajeto na Liga Europa, podemo-nos orgulhar dele. Defrontámos uma equipa com um investimento muito superior e há que perceber isso", disse.

Considerando que a equipa não está em quebra física, disse esperar um Tondela "muito motivado, que não perde há três jogos, tem a esperança de ficar na I Liga e precisa de pontos, só a vitória lhe interessa". Questionado sobre se o Braga podia, nesta altura, estar a bater-se pelo terceiro lugar, frisou que "não é fácil gerir objetivos quando se está em quatro frentes" e destacou a diferença de investimento para os três 'grandes'. "São muitos milhões de diferença entre os que podem ser os objetivos do Braga e os do Benfica, FC Porto e Sporting, o investimento é incomparável", disse.

Paulo Fonseca disse mesmo que, "para algumas dessas equipas, há diferenças na ordem dos 100 milhões de euros e isso é significativo no que concerne à construção de um plantel". "O Braga pode lá chegar um dia? Pode, já lá esteve perto, o Paços de Ferreira também conquistou um terceiro lugar inédito com um orçamento ainda menor, mas os investimentos estão cada vez mais distantes. Se o fenómeno Leicester, em Inglaterra, dá alento? Dá, por isso digo que pode acontecer, mas a normalidade é esta realidade, e a diferença de investimento em Inglaterra não é tão grande como em Portugal", disse.

No fim do jogo com o Shakhtar, Paulo Fonseca chegou a anunciar a meia-final da Taça da Liga para quinta-feira, mas o Benfica recusou essa data, pelo que foi reagendada para 02 de maio. "Não quis criar caso nenhum, era a indicação que tinha e o que estava mais ou menos previsto. Para o Braga, a partir do momento em que é eliminado da Liga Europa, era indiferente, até vamos ter mais tempo para recuperar", notou.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 51 pontos, e Tondela, último, com 20, defrontam-se na segunda-feira às 19:00, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Tiago Antunes, da Associação de Futebol de Coimbra.