Paulo Gonçalves nega qualquer envolvimento em aliciamento de jogadores. Esta quarta-feira a SIC emitiu uma reportagem onde dá conta que três empresários, em nome do Benfica, terão oferecido 40 mil euros a jogadores do Marítimo para perderem com os 'encarnados', na 33.ª jornada da Liga 2015/2016.

O nome do assessor jurídico do Benfica foi apontado por um dos jogadores entrevistados como uma das pessooas que o teria assediado, algo agora negado pelo dirigente do Benfica.

"Repudio veementemente qualquer tentativa torpe de associar o meu nome ou a minha pessoa a atos menos próprios ou censuráveis. É mentira que tenha contactado quem quer que fosse para quaisquer subornos, pedidos, promessas ou prémios. Porque assim é, dei indicações ao meu advogado para intentar de imediato a respetiva participação criminal contra os autores da reportagem divulgada", afirmou Paulo Gonçalves, em declarações ao site oficial do Benfica.

SIC diz que foi oferecido 40 mil euros a jogador do Marítimo para perder com o Benfica
SIC diz que foi oferecido 40 mil euros a jogador do Marítimo para perder com o Benfica
Ver artigo

Também ao mesmo canal, o advogado do dirigente do Benfica, Carlos Pinto Abreu, sublinhou que tudo não de 'fake news', algo que "tem de se acabar".

"É uma calúnia que será objeto de ação crime contra os seus responsáveis o que se tentou, a coberto do anonimato cobarde, insinuar contra o meu cliente. Declarações e ações de encapuzados não têm a virtualidade de ser consideradas minimamente sérias e credíveis, senão como ofensas ou difamações por quem as profere e por quem as difunde. Tem de se acabar com a criação e difusão de 'fake news' e punir estas tentativas de assassinato cívico", afirmou Carlos Pinto de Abreu.

Dois jogadores do Marítimo terão sido aliciados para perder o jogo com o Benfica, da 33.ª jornada da I Liga na época 2015/2016, de acordo com uma reportagem da SIC.

Um dos três futebolistas que terá sido contactado por César Boaventura, empresário de Lisandro López, do Benfica, disse à SIC que o empresário lhe ofereceu um contrato bom com o clube 'encarnado' caso as coisas corressem bem para o Benfica.

Ainda na mesma peça é falado o nome de Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, que terá sido um dos representes do Benfica no encontro com os jogadores.

Na mesma peça, um dos futebolistas, que falou sob anonimato, disse que o plante do Marítimo recebeu um incentivo do Sporting caso os madeirenses tirassem pontos ao Benfica. Ao todo seriam 400 euros a dividir por todos, o que daria 13 mil euros para cada jogador. O jogador em questão referiu que esta oferta suscitou reações "atípicas e que houve misto de emoções". "Eu fiquei super contente mas senti que da parte de alguns não houve euforia."

De recordar que no jogo em questão o Benfica venceu por 2-0, com golos de Mitroglou aos 48 minutos e Talisca aos 83. Os 'encarnados' jogavam com menos um desde os 37 minutos, após a expulsão de Renato Sanches, por duplo amarelo. O Benfica viria a vencer o título com 88 pontos, mais dois que o Sporting.

O Benfica já veio a público negar, de forma categórica, qualquer envolvimento em casos de aliciamentos de jogadores. Também César Boaventura negou que o Benfica o tenha pedido para aliciar jogadores.