A saída de Paulo Sérgio do comando técnico do Sporting elevou hoje para sete o número de “chicotadas” na edição 2010/2011 Liga portuguesa de futebol, quando estão decorridas 20 jornadas.

Paulo Sérgio, que assumiu o comando dos “leões” no início da época, deixa o clube na terceira posição, a 23 pontos do líder FC Porto, 15 do Benfica, segundo classificado, e fora da Taça de Portugal e da Liga Europa.

O agora ex-treinador dos “leões” será substituído por José Couceiro, director-geral da SAD, até final de uma época em que o Sporting apenas tem hipóteses de conquistar a Taça da Liga.

A saída de Paulo Sérgio acontece dois dias depois do empate com o Glasgow Rangers (2-2), em Alvalade, que ditou o afastamento da Liga Europa, na véspera da deslocação ao reduto do Nacional e a quatro dias da visita ao Benfica, para as meias-finais da Taça da Liga.

A “chicotada” anterior aconteceu domingo, dia em que José Guilherme apresentou a demissão do cargo de treinador da Académica, sendo substituído por Ulisses Morais - o terceiro técnico dos “estudantes” esta época -, que começou da melhor foram, com um triunfo por 2-0 em Guimarães, sexta-feira.

José Guilherme cumpria em Coimbra a sua estreia como treinador principal, mas teve um início pouco auspicioso, já que somou quatro derrotas e dois empates nos seis jogos da Liga que a equipa disputou sob o seu comando.

O holandês Mitchell van der Gaag foi o primeiro treinador a ser despedido, tendo deixado o Marítimo à quarta jornada.

Antes de ser substituído por Pedro Martins, Van der Gaag tinha conseguido levar a equipa insular ao "play-off" da Liga Europa, mas somava apenas um ponto na Liga.

A Naval 1.º de Maio já despediu dois treinadores, o último dos quais Rogério Gonçalves, após a 14.ª jornada, após ter dispensado o francês Victor Zvunka no final da sexta.

A 11.ª derrota em 14 jornadas, em pleno Estádio Municipal José Bento Pessoa, diante da União de Leiria, levou os responsáveis do clube da Figueira da Foz a decidirem-se pela saída de Rogério Gonçalves.

Zvunka fora demitido após a sexta ronda, com a equipa na 14.ª posição, mas quando Rogério Gonçalves saiu a Naval 1.º de Maio seguia no último posto do campeonato, com escassos cinco pontos e a oito da "linha de água".

O brasileiro Carlos Mozer assumiu, após um jogo na Taça da Liga sob o comando do interino Fernando Mira.

O Portimonense também trocou de treinador à 14.ª jornada, substituindo Litos por Carlos Azenha. O agora técnico do Leixões falhou os dois primeiros treinos após as férias natalícias e, depois de um início de campeonato irregular, foi afastado da equipa, quando esta ocupava o penúltimo lugar, com nove pontos.

Longe ficou o mérito de ter levado o Portimonense à subida de divisão, na época passada.

Ainda antes do início da época, Lito Vidigal protagonizou uma polémica saída do comando técnico da União de Leiria, agora ocupado por Pedro Caixinha.

- Alterações de técnicos em 2010/2011:

Jor.           Clube                   Sai                                 Entra

4.ª         Marítimo         Mitchell Van Der Gaag        Pedro Martins
6.ª      Naval 1.º Maio         Victor Zvunka                   Fernando Mira a)
7.ª      Naval 1.º Maio         Fernando Mira a)              Rogério Gonçalves
14.ª    Naval 1.º Maio       Rogério Gonçalves            Carlos Mozer
14.ª    Portimonense             Litos                              Carlos Azenha
14.ª    Académica             Jorge Costa                       José Guilherme
20.ª    Académica             José Guilherme                  Ulisses Morais
20.ª    Sporting                 Paulo Sérgio                      José Couceiro
a) - Técnico interino.