Pedro Proença é já um “velho conhecido” de Sporting e FC Porto em jogos a contar para o campeonato nacional, preparando-se para apitar neste domingo o seu quinto ‘Clássico’. O árbitro lisboeta foi o eleito pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para substituir Olegário Benquerença, depois de este ter comunicado a sua indisponibilidade para o jogo devido a uma lesão na coluna.
Apesar da controvérsia instalada em torno da arbitragem, fruto dos protestos leoninos após o jogo da última jornada com o Vitória de Setúbal, a nomeação – ainda que em segunda instância - de Pedro Proença acaba por não ser surpreendente, face ao prestígio internacional do juiz lisboeta – um dos nomes certos do Mundial 2014 – e pelo facto de ainda não ter dirigido qualquer jogo entre os ‘grandes’ nesta temporada.
De facto, numa época que culmina com a sua presença no próximo Campeonato do Mundo, Pedro Proença tem estado “pouco ativo” em jogos da Liga, ao arbitrar somente sete partidas, tantas quantas as que dirigiu na II Liga. Um total de 14 jogos para o árbitro que é o grande rosto do lote de profissionais do CA da FPF.
Nos quatro jogos que Pedro Proença já dirigiu entre as duas equipas, o Sporting não tem grandes memórias para guardar, visto que não conseguiu ganhar qualquer ‘Clássico’. O saldo traduz-se em dois empates e outras tantas derrotas. A saga começou em 2006/07, com um empate a um golo em Alvalade, no qual distribuiu 10 cartões amarelos de forma absolutamente igualitária: cinco para cada equipa.
Ao segundo jogo, a primeira vitória para o FC Porto numa arbitragem do juiz lisboeta, com os dragões a triunfarem por 1-0, fruto do golo de Raul Meireles. Em termos disciplinares, nova atuação marcada pelo equilíbrio, com dois amarelos para os portistas e três para os leões.
Passaram-se então quase cinco anos até Pedro Proença voltar a um clássico entre estas duas equipas. Em 2011/12, o árbitro internacional português teve mesmo a particularidade de dirigir os jogos da primeira e segunda volta da Liga, com um empate a zero em Alvalade - e nova igualdade a quatro nos cartões amarelos - e outro triunfo para o FC Porto (2-0), num jogo mais polémico. A partida do Dragão acabou com três expulsões, duas para o Sporting (uma de forma direta e outra por acumulação) e uma para o FC Porto (por acumulação).
Este domingo a história de Pedro Proença nos clássicos entre Sporting e FC Porto será retomada a partir das 19h15, no Estádio José Alvalade.
Comentários