O Sporting sofreu a segunda derrota nos últimos três jogos na I Liga portuguesaa de futebol, ao perder no terreno do Tondela, por 2-1, e caiu para o quarto lugar à passagem da 16.ª jornada.

No Estádio João Cardoso, em Tondela, a equipa local inaugurou o marcador aos cinco minutos, por Juan Delgado, e ampliou a diferença, por Tomané, aos 74, já depois de a expulsão de Jaquité ter deixado os beirões reduzidos a 10. Mathieu marcou o golo dos ‘leões’, aos 76.

No final do jogo, Pepa elogiou o seu grupo de trabalho pelo primeiro triunfo do Tondela sobre o Sporting.

"[Foi] Um jogo que vai ficar para as nossas vidas, um jogo heróico com algumas decisões complicadas de engolir. Mas, ninguém desistiu. Foi um jogo heróico de uma uma equipa solidária, Sabíamos que o Sporting tinha e ainda tem muita qualidade, tentámos evitar os cruzamentos mesmo sabendo que sem Bas Dost não tinham a referência habitual. O desafio que coloquei aos jogadores passa por ter critério com bola. Fizemos dois golos e o resto é preciso saber sofrer", começou por dizer Pepa em declarações à Sport TV.

Questionado sobre a expulsão de Jaquité, Pepa mostrou-se indignado, mas preferiu frisar a forma como a equipa do Tondela reagiu à expulsão para lutar pela vitória no segundo tempo.

"Foi complicado jogar com menos um. O Jaquité foi agredido sem bola na primeira parte, mas depois foi fácil colocá-lo cá fora. Mas a equipa soube reagir, juntou-se ainda mais. Parabéns aos jogadores, foram fantásticos", atirou Pepa.

Batido em Guimarães (1-0) na 14.ª jornada, o Sporting desceu de segundo para quarto, com 34 pontos, e foi ultrapassado por Sporting de Braga (36) e Benfica (35), enquanto FC Porto, com 39, recebe ainda hoje o Nacional e pode consolidar a liderança.

"Acima de tudo não podemos esquecer como estávamos há três jornadas, o campeonato é uma maratona. Disse antes do jogo com o Boavista, da eliminação com o Leixões, que não éramos os piores por termos nove pontos, nem somos melhores com 18 pontos. Não podemos ser pavões porque ganhámos, nem esconder-nos quando perdemos", sentenciou Pepa.

Com quarta vitória seguida – terceira no campeonato -, o Tondela subiu ao 12.º lugar, com 18 pontos, seis acima da zona de despromoção.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.