Pinto da Costa faz esta quarta-feira 74 anos, com uma comemoração especial no Dubai, onde será uma das figuras da gala Global Soccer Awards. E poderá assim receber uma prenda muito especial, já que o FC Porto, clube que lidera há quase 30 anos, está nomeado, a par de Barcelona e Borussia de Dortmund, para o prémio de melhor clube do mercado de transferências e com melhores resultados desportivos do ano. Além deste troféu, está prevista, igualmente, a entrega do prémio carreira a dirigentes com trabalho feito.

Gerador de amores e ódios, a verdade é que Pinto da Costa, nascido no dia dos Santos Inocentes, mudou, a partir de 1982, os destinos do FC Porto. O emblema da cidade Invicta é hoje em dia um clube com dimensão mundial e este ano conseguiu o feito que muitos se calhar, há 30 anos, não pensariam possível: ultrapassar o eterno rival Benfica em número de títulos conquistados.

No dia do seu 16º aniversário, o avó deu-lhe o presente que, provavelmente, viria a ser o condutor da sua vida: o cartão de sócio do FC Porto.