Frederico Varandas (Sporting), Luís Filipe Vieira (Benfica) e Pinto da Costa (FC Porto) estão reunidos num almoço na Mealhada, na cimeira do presidentes de clubes da I Liga. Para esta reunião foram convidados todos os líderes dos clubes da principal prova do futebol português.

Os presidentes dos 'três grandes' já tinham estado reunidos no mês de abril, juntamente com Pedro Proença e Fernando Gomes, quando foram recebidos pelo Primeiro-Ministro António Costa na Assembleia da República, a propósito da retoma do futebol em contexto de pandemia.

Esta reunião entre os líderes de clubes da Primeira Divisão visa debater o estado atual do futebol profissional, como os apoios e tratamento do Governo para com o sector e o tão desejado regresso dos adeptos aos estádios.

Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, já tinha abordado estas questões esta segunda-feira, quando pediu respeito e equidade" ao Governo no tratamento ao futebol profissional.

"O futebol existe para os adeptos, é para isso que nós promovemos a nossa atividade, e foi absolutamente inaceitável a forma como o futebol foi tratado, na falta de equidade em relação a outras atividades. O futebol tinha todas as condições para ter tido público mais cedo. Os números da pandemia, da forma como evoluíam, permitiam e ninguém compreende que não tivesse acontecido. E aqui, as entidades de saúde pública não trataram o futebol com o respeito que merece", disse o líder da Liga à Lusa.

A Liga de Clubes tinha agendado o regresso dos adeptos aos estádios na última jornada da I Liga 2020/21 mas teve de recuar na decisão. O organismo liderado por Pedro Proença justificou o recuo com a falta de justiça desportiva, já que a última ronda da prova seria decisiva para as contas da descida e da Europa e, assim, alguns clubes teriam o apoio dos seus adeptos e outros não.