O plantel de futebol do Sporting de Braga anunciou esta quinta-feira que vai fazer uma recolha de sangue, respondendo ao apelo do internacional português Carlos Martins para encontrar um dador compatível de medula óssea para o filho.

A ideia da recolha de uma amostra de sangue para «ajudar o Gustavo» partiu dos jogadores e foi «prontamente acolhida» pela direção, equipa técnica, médica, todo o “staff” e funcionários, pode ler-se numa nota no sítio do clube minhoto.

«O papel que cabe a cada profissional deste clube não se esgota no mediatismo inerente ao futebol, às conquistas, aos jogos, aos momentos de glória e fama. Nada tem sentido se a responsabilidade e a gratidão pelo valor maior que é a vida não estiver presente em tudo que se faz ou se diz. Cada um de nós é, e será sempre, portador e defensor desse valor promovendo-o com tudo o que tiver ao nosso alcance», lê-se.

Por isso, o Sporting de Braga, «pelo Gustavo, mas também por todas as crianças e por todos aqueles que necessitam de uma esperança de vida, irá fazer uma recolha de sangue, na próxima semana, em data a confirmar».

Uma unidade móvel vai deslocar-se ao Estádio Municipal de Braga para fazer a recolha, tendo os jogadores “arsenalistas” apelado ao contributo da «comunidade, adeptos e simpatizantes bracarenses».

Já na terça-feira, Sporting e Benfica se tinham manifestado solidários com Carlos Martins, também com mensagens nos seus sítios oficiais na Internet.

A criança, de três anos, sofre de aplasia medular e precisa de um transplante de medula óssea, situação que levou no final do jogo com a Bósnia-Herzegovina, na terça-feira, companheiros, equipa técnica e responsáveis da seleção portuguesa a apelar à doação de sangue, que pode ajudar a salvar o filho do futebolista que joga no Granada, emprestado pelo Benfica.