A Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) divulgou a denúncia em relação a uma situação de abuso policial na partida entre o Famalicão e o Sporting, referente à 13.ª jornada.

A APDA revela que as forças policiais terão encaminhado um adepto para a zona do bar, onde terá sido revistado até ficar "sem roupa interior" à frente de muitos outros adeptos.

"Após o jogo que colocou frente a frente o FC Famalicão com o Sporting CP, realizado ontem à noite no Estádio Municipal de Famalicão, chegou-nos uma denúncia de um adepto que deve envergonhar todos os intervenientes do futebol nacional, em particular os que têm responsabilidade direta e indireta no facto ocorrido. Durante o intervalo, da referida partida, alguns polícias destacados para este jogo encaminharam um adepto para a zona do bar e revistaram-no, obrigando o adepto a ficar em roupa interior sem que nada o fizesse prever à frente de muitos outros adeptos", pode ler-se.

"Este atentado à dignidade humana é o espelho dos repetidos abusos de autoridade dos quais os adeptos são alvo. Durante anos os responsáveis deste país fecharam os olhos aos excessos que as forças de autoridade, na pessoa de alguns dos seus elementos, cometeram contra adeptos. Resta dizer que os abusos das autoridades foram sempre um assunto tabu em Portugal", acrescenta-se.