A arbitragem de Carlos Xistra no Sporting - SC Braga foi muito contestada, principalmente pelos arsenalistas. O árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco não teve uma noite fácil e teve de intervir em vários lances difíceis, errando na análise de alguns.

O lance mais contestado da noite deste domingo em Alvalade foi o golo mal anulado a Fransérgio aos 48 minutos. O médio minhoto recebeu um passe de Ricardo Horta e colocou a bola no fundo da baliza. O árbitro Carlos Xistra, após sinalética de um dos seus assistentes, marcou fora-de-jogo no exato momento em que o médio ex-Marítimo fazia o remate. Na repetição do lance na TV, é possível ver que Fransérgio estava em posição legal, já que parte de trás de Jonathan Silva. Paulinho era quem estava em fora-de-jogo, mas não tem interferência na jogada.

Veja o lance

Muito se falou sobre a decisão de Xistra e da não intervenção do Videoárbitro. A verdade é que o VAR não podia intervir já que o árbitro apitou antes de a bola entrar na baliza, pelo que não é bem um golo mal anulado. De acordo com Duarte Gomes, ex-árbitro e comentador de arbitragem no jornal ABola, se Xistra tem esperado um pouco e anulado o lance depois do remate, aí sim, o VAR podia intervir e revertido a decisão, dando o golo aos minhotos.

Nas redes sociais muitos foram os que criticaram a decisão. Este caso é um pouco semelhante ao que aconteceu no Dragão na 1.ª jornada, num golo anulado a Marcano mas revertido pelo VAR. Na altura o central espanhol fez o 4-0, de cabeça, após livre, o árbitro Hugo Miguel anulou a jogada após sinalética de um dos seus árbitros assistentes, mas o videoárbitro alertou o juiz de que o lance era legal. Hugo Miguel viu as imagens, voltou atrás e deu o golo a Marcano.

Veja ou reveja o lance de Marcano

Sporting e SC Braga empataram a duas bolas em Alvalade, em jogo da 11.ª jornada da I Liga. O resultado deixa os ´leões` na 2ª posição com 27 pontos, mas já a quatro pontos do FC Porto e com apenas um de vantagem sobre o Benfica. O SC Braga é 4.º com 22 pontos, os mesmos do Marítimo.

*Artigo corrigido. Por lapso, referimos que  a vantagem do FC Porto sobre o Sporting era de cinco pontos, quando na realidade é de quatro. Pelo erro, as nossas desculpas.