O Portimonense desloca-se ao estádio da Luz para medir forças com o Benfica, em jogo da 32.ª jornada da Primeira Liga. A equipa de António Folha vem de uma vitória sobre o Feirense, depois de seis jogos sem vencer, numa altura em que ainda tenta carimbar a manutenção.

A equipa algarvia venceu os 'encarnados' na primeira volta por 2-0, num jogo com dois autogolos do Benfica (Rúben Dias e Jardel). Folha, antigo jogador do FC Porto, tem a possibilidade de tirar os 'encarnados' da liderança, caso vença na Luz e o FC Porto derrote o Desportivo de Aves.

Se desalojar o Benfica da liderança, não será algo inédito. O Portimonense já pontuou na Luz em três ocasiões, a primeira das quais em 1977/1978, sob o comando o Mário Lino. O resultado tirou o Benfica da liderança, colocando os 'dragões' no comando do campeonato, que viriam a conquistar.

"Mário Lino conhecia bem o Benfica e fomos à Luz travá-lo. Estivemos em vantagem [n.d.r golo de Sapinho] e só o génio de Chalana, que fez o empate, evitou um escândalo de maiores proporções. [Na altura] era muito mais difícil do que agora pontuar no terreno de um grande. Fizemos um jogo muito conseguido e por pouco não trouxemos a vitória", lembra César Machado, em declarações reproduzidas pelo Record.

César Machado, agora com 66 anos, foi titular no lado direito da defesa do Portimonense nesse empate (1-1) a 8 de abril de 1978. O antigo jogador do emblema algarvio lamenta não ter conseguido manter a equipa na Primeira Liga, num ano em que fizeram bons resultados com as duas formações que esta época lutam pelo título.

"Fizemos uma segunda volta muito boa, sob o comando de Mário Lino. Empatámos com Benfica e FC Porto, mas não conseguimos evitar a descida", recorda.

O Benfica-Portimonense, da 32.ª jornada da I Liga, está marcado para às 18h00 deste sábado, no Estádio da Luz. Os 'encarnados' lideram o campeonato com 78 pontos, mais dois que o FC Porto.