Dezenas de adeptos cabo-verdianos do FC Porto saíram hoje à noite às ruas da Cidade da Praia para "festejar o cheiro a título" de campeão de futebol em Portugal, após a vitória sobre o Benfica (2-1).

Embora em menor número do que quando o FC Porto se sagrou campeão português nas duas últimas épocas, e com menos buzinadelas nas principais ruas da capital cabo-verdiana, os adeptos portistas festejaram sobretudo nos cafés e bares dos vários bairros da Cidade da Praia.

Bandeiras, cachecóis, animação musical e algumas "vuvuzelas" centraram os festejos na Terra Branca e Achada de Santo António, tradicionais "feudos" dos "azuis e brancos" na Cidade da Praia, bem como na Achadinha, Achada Grande de Trás e Fazenda.

«Campeões, campeões, nós somos campeões» era a frase mais entoada pelos diferentes grupos que festejaram a vitória do FC Porto, concretizada por Kelvin já nos descontos.

O golo do jovem avançado portista pôs termo à igualdade que perdurava desde os 26 minutos, altura em que o defesa benfiquista Maxi Pereira, com um autogolo, acabou por anular a vantagem "encarnada" conseguida seis minutos antes por Lima.

«Já cheira a título», disse à agência Lusa Antonino Fortes, estudante de 18 anos, vestido a rigor, admitindo, porém, que «nada está ainda ganho», uma vez que o FC Porto terá de deslocar-se, na última jornada da prova, ao terreno do terceiro classificado, Paços de Ferreira, onde terá necessariamente de vencer para ser campeão.

No entanto, disse-se confiante com a vitória na cidade também conhecida por "capital do móvel" e prometeu que a «verdadeira festa» está marcada para o próximo fim de semana.

O FC Porto impôs hoje ao Benfica a primeira derrota na Liga portuguesa de futebol e acedeu ao primeiro lugar do campeonato com um ponto de vantagem sobre os "encarnados", que recebem o Moreirense na 30.ª e última jornada da prova.