Depois de ter sido usado no Mundial’2014 e ser adotado em várias ligas europeias como na Bundesliga (Alemanha) ou na Premier League (Inglaterra), o “spray” para definir distâncias entre a barreira e a bola, na cobrança de livres, será utilizado em Portugal.

A Liga tem-se demonstrado indecisa quanto à utilização do produto, o que explica a sua não adoção até agora. A utilização do utensílio ainda aguarda aprovação da parte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Não obstante, o produto deverá agora começar a ser usado pelos árbitros no Campeonato Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto como forma de o testar. O custo de compra de uma unidade destes “sprays” custa oito/nove euros e será suportado pela Associação de Futebol do Porto.

“A medida foi anunciada por Lourenço Pinto, presidente da maior associação de futebol do país, no jantar de comemoração do 28.º aniversário do Núcleo de Árbitros de Futebol “Fernando Guerra”, segundo anuncia o jornal “Record” esta segunda-feira.