O presidente da República declarou hoje o luto de Portugal pela morte de Eusébio e a sua emoção pela perda de um símbolo da nação. 

«Morreu um dos seus filhos mais queridos. Quero exprimir à família de Eusébio as mais sentidas condolências. O país está de luto e vê partir uma das figuras que mais admirou. Foi um desportista de exceção e que tantas glórias trouxe a Portugal. Era também dotado de qualidades humanas excecionais, com a simplicidade dos verdadeiramente grandes. Tinha uma enorme alegria de viver, rodeado pelo afeto de todos os portugueses», afirmou Cavaco Silva, numa mensagem lida no Palácio de Belém.

O representante máximo do país lembrou ainda as lágrimas de Eusébio em 1966 para as transpor para o dia de hoje: «Foi das personalidades mais cativantes que conheci na vida. As lágrimas de Eusébio nesse dia são as nossas lágrimas hoje. O país chora a sua morte e a melhor forma de homenagear Eusébio é seguir o seu exemplo, enquanto desportista e ser humano. Um campeão que lutou e trabalhou para alcançar tantas vitórias. Em nome de Portugal até sempre Eusébio.»