As cinco principais ligas de futebol europeias têm a atuar nos respetivos campeonatos 31 portugueses, colocando Portugal em nono lugar na lista de países que mais jogadores fornecem aos ‘Big 5’.

De acordo com o elenco elaborado pelo Observatório do Futebol, grupo de pesquisa do Centro de Estudos do Desporto (CIES), a Liga francesa é aquela em que mais portugueses atuam – está em segundo lugar, com nove jogadores, seguido do Brasil, em primeiro lugar, com 22 jogares.

O Mónaco, comandado pelo português Leonardo Jardim, é a equipa francesa em que alinham mais portugueses: Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, João Moutinho, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa e Rony Lopes.

Na lista hoje divulgada segue-se a Liga espanhola, onde jogam 13 portugueses (Portugal é o quarto país que de onde provém o maior número de expatriados).

A Liga inglesa, onde dominam os jogadores franceses (40) e espanhóis (28), tem apenas quatro portugueses, colocando Portugal em 17.º lugar em número de expatriados (a par de países como a Colômbia, Estados Unidos e País de Gales).

Cenário semelhante em Itália: na série A, onde imperam os jogadores brasileiros (33), Portugal surge em 17.º lugar, a par da Bélgica, Eslováquia e Paraguai, com quatro jogadores.

A Bundesliga é a única das principais ligas europeias onde Portugal não surge na lista do observatório - na Alemanha, a Suíça lidera, com 19 jogadores.

A França é o país de onde são naturais a maioria dos jogadores expatriados (105 ao todo, excluindo a ‘Ligue 1’), seguido do Brasil, com 104, e da Argentina, com 79.