Com as equipas em pleno descanso, com o objetivo de recarregar baterias para uma temporada de 22/23 que promete ser intensa, o Sporting e a sua equipa técnica já olham com afinco para a próxima temporada. A fasquia está alta, até porque depois de ter conquistado o título de campeão nacional, em 20/21, os leões voltaram a realizar uma boa temporada, ao lograrem o segundo lugar e o acesso direto à Champions League.
Os comandados de Rúben Amorim conquistaram ainda mais dois troféus: a Supertaça e a Taça da Liga e o objetivo para a próxima época passa naturalmente pela reconquista do título nacional.
Médios alvo de cobiça
Olhemos então para o esboço do que poderá ser o plantel do Sporting em 22/23, embora se saiba que há muitas coisas por definir no reino do Leão. Já se sabe que o Sporting não poderá contar com Pablo Sarabia. O jogador mais importante da temporada leonina com 21 golos e oito assistências estava cedido pelo PSG e vai abraçar outro desafio na nova temporada.
No plantel também há vários jogadores que estão a ser cobiçados por vários emblemas europeus: João Palhinha é um dos desses casos. O médio é pretendido pelo Wolverhampton e Tottenham de Inglaterra, mas também tem mercado em Espanha e Itália, onde já despertou o interesse do Atlético de Madrid e do Nápoles. A saída parece ser o caminho mais certo para o internacional português de 26 anos.
Contratado ao Famalicão na temporada passada, Manuel Ugarte deu muito boa conta de si na temporada passada, e é o substituto natural em caso de saída do internacional português. Ugarte, atingiu recentemente o estatuto de internacional uruguaio, mas a intenção da SAD será de segurar o médio.
Sporting à procura de um número 2 para a baliza
Na baliza, João Virgínia, que era o suplente de Adán, não vai continuar no Sporting. Os leões tentaram que o Everton renovasse a cedência, mas o futuro do jovem guardião deve passar por outras paragens. Até porque João Virgínia deseja jogar com mais regularidade, uma vez que esteve sempre na sombra do guardião espanhol do Sporting.
Adán será sempre o número 1 na baliza, mas os verdes e brancos já estão em campo para tentarem garantir um reforço para aquele setor. Franco Israel, guarda-redes que pertence aos quadros da Juventus, interessa aos verdes e brancos. O jovem de 22 anos tem, no entanto, mercado em Itália, sendo o Sassuolo um dos clubes interessados. Para a posição, os verdes e brancos também anunciaram a renovação de André Paulo, guardião que tem sido opção na equipa B.
Uma boa notícia para a equipa orientada por Rúben Amorim foi a contratação a título definitivo de Pedro Porro, numa cláusula de cedência cifrada em 8,5 milhões de euros. O lateral-direito de 22 anos assinou contrato até 2025 e tem agora uma cláusula de 45 milhões de euros com o Sporting. Já com duas temporadas ao serviço dos verdes e brancos, Porro é um dos jogadores mais importantes na equipa verde e branca.
A nível defensivo, e depois de confirmada a saída de Feddal, o Sporting contratou o central St. Juste. O jogador proveniente do Mainz custou cerca de 9,5 milhões de euros aos cofres dos leões (negócio pode chegar aos 12 milhões, de acordo com o cumprimento de determinados objetivos). Trata-se de um jogador com créditos, e que terá naturalmente de mostrar serviço depois do elevado investimento e de passar a ser o defesa-central mais caro na história do Sporting. Foi ainda considerado o central mais rápido da Bundesliga.
Face à possibilidade de Palhinha e de Matheus Nunes poderem deixar a Alvalade, o Sporting tenta acautelar-se nesse setor, e já terá garantido a contratação do japonês Hidemasa Morita por 3,8 milhões de euros. O centrocampista deu nas vistas nas duas temporadas ao serviço do Santa Clara e terá agora a oportunidade para se afirmar numa equipa grande.
Matheus Nunes também é um dos jogadores mais pretendidos do plantel leonino e conta com uma cláusula de rescisão cifrada entre os 40 e os 45 milhões de euros. É alvo do City e de outros emblemas europeus e pode sair do Sporting neste defeso, isto apesar de os leões não terem assim tanta necessidade de vender, face ao encaixe financeiro assegurado pelo acesso direto à Champions.
Leão precisa de extremo e de ponta de lança
Para a frente de ataque, Rúben Amorim pretende contar com os serviços de Francisco Trincão, num desejo que parece ser de ambas as partes. Contudo, o Barcelona que pagou 31 milhões de euros pelo jogador português pretende recuperar o investimento e só em caso de venda o jogador poderá rumar a Alvalade. Trincão esteve cedido ao Wolverhampton, mas o clube inglês anunciou que não pretende exercer a opção de compra no valor de 30 milhões de euros.
Certa é a presença do avançado Rodrigo Ribeiro na equipa principal do Sporting no próximo ano. O jovem de 17 anos fez cinco jogos na equipa A em 2021/22 e será alternativa a Paulinho. Os leões também precisam de reforçar esse setor, já que Slimani está de saída dos leões devido a problemas disciplinares.
Bruno Tabata é outro dos jogadores atacantes leoninos que está a ser alvo de cobiça por parte de emblemas estrangeiros. O avançado de 25 anos interessa aos brasileiros do Botafogo e aos árabes do Al Ahli, e por isso não é certa a sua permanência em Alvalade. Isto apesar de Rúben Amorim já ter frisado que aprecia as qualidades do esquerdino, ele que foi normalmente aposta a partir do banco, tendo somado 32 partidas, seis golos e três assistências.
Quando aos 'bebés' de Amorim, para além de Rodrigo Ribeiro, Gonçalo Esteves, Geny Catamo e Marsà vão integrar os trabalhos da pré-época, e espera-se que o técnico do Sporting volte dar oportunidade aos miúdos saídos da formação.
Comentários