"Vamos recorrer da decisão da Liga quanto à passagem do Portimonense à terceira fase. Não estamos para ser enganados, nem para participarmos activamente em actos menos correctos", referiu o presidente do clube, em conferência de imprensa.

O dirigente foi bastante crítico quanto ao processo que levou a tais conclusões, estranhando que o sítio da Liga Portuguesa de Futebol Profissional tenha alterado a classificação do grupo A, o que denota mau funcionamento.

"Pedimos informações junto do director executivo em relação à média das idades das equipas e a Liga recusou-se a prestar qualquer esclarecimento. Não está a trabalhar bem. Está a trabalhar ao sabor do vento e à deriva”, disse

Desta forma, José Eduardo Simões pede eleições: “Se é assim que a Liga quer continuar a funcionar, então o melhor é passar para outra direcção e haver eleições o mais rápido possível, alterando as pessoas que não são competentes. Esta Liga não serve ou então estão lá pessoas que não sabem o que fazem".

Segundo as suas contas, a média de idades dos jogadores deveria ser feita jogo a jogo e dividir por dois. Neste caso, a Académica estaria em primeiro lugar no seu grupo.

O treinador da Académica, André Villas Boas, questionou também os métodos de cálculo da Liga, salientando existir "dualidade de critérios na interpretação do artigo 7.º".

O técnico acrescentou que esses critérios deveriam estar bem especificados, dado que tomou opções em campo, de acordo com a lógica da interpretação da lei, dando como exemplo o caso de alguns dados que não estavam correctos (a idade de Tiero era de 34 anos, quando o jogador tem apenas 28).

Ricardo Guedes, elemento da direcção e pertencente ao departamento jurídico do clube, acrescentou, à margem da conferência, que a Académica tem sete dias para apresentar o recurso no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, considerando que a decisão da Liga foi "precipitada", pois no sítio já foi corrigida a classificação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.