A edição 2010/11 da Liga de futebol, que arranca sexta-feira, tem o seu primeiro encontro grande na quinta jornada, com o derby de Lisboa, na recepção do campeão nacional Benfica ao vizinho Sporting.

No Estádio da Luz, “encarnados” e “leões” protagonizam a 19 de Setembro o primeiro clássico da época, que na temporada passada acabou com o triunfo do Benfica por 2-0, num encontro que lançou definitivamente a equipa de Jorge Jesus para a conquista do 32.º título da história do clube.

Nessa mesma jornada, o FC Porto tem uma viagem tradicionalmente difícil ao campo do Nacional de Madeira.

Cinco rondas depois (na 10.ª), é a vez do Benfica fazer o papel de visitante num clássico, na deslocação ao Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto, a 7 de Novembro, enquanto o Sporting procura beneficiar da perda de pontos dos seus rivais, no Estádio de Alvalade, frente ao Vitória de Guimarães.

Na 12.ª jornada, Sporting e FC Porto fecham, em Lisboa, a primeira volta de jogos grandes, numa partida datada para 28 de Novembro, enquanto o Benfica viaja até Aveiro para enfrentar o promovido Beira-Mar.

O “outsider” Sporting de Braga, segundo classificado na temporada passada, tem a particularidade de visitar os campos dos “grandes” na primeira volta, primeiro com o FC Porto (quarta jornada a 12 de Setembro), seguindo-se viagens a Lisboa para encontrar Benfica (sétima a 7 de Outubro) e Sporting (15.ª a 9 de Janeiro de 2011).

Na segunda metade do campeonato, Sporting e Benfica voltam a encontrar-se na 20.ª jornada, desta vez em Alvalade, a 20 de Fevereiro.

A seis rondas do final do campeonato (25.ª a 3 de Abril) e numa altura em que normalmente se inicia o último ‘sprint” em direcção ao título, o Benfica recebe o FC Porto, naquela que à partida será um dos jogos mais “quentes” da temporada.
Duas semanas depois (17) realiza-se o FC Porto-Sporting, da 27.ª jornada, o último clássico da temporada, que também deverá ser crucial para as contas finais do campeonato.

Com o brilhante registo de 14 vitórias, um empate e nenhuma derrota no Minho em 2009/2010, o Sporting de Braga joga a segunda volta em “casa”, recebendo o FC Porto, na 19.ª jornada a 13 de Fevereiro, o Benfica na 22.ª a 6 de Março, e o Sporting na 30.ª e última ronda a 15 de Maio.

Os minhotos arrancam com o campeonato na sexta-feira na recepção ao promovido Portimonense, num jogo agendado para as 20:15.

No sábado é a vez do FC Porto estrear-se com a deslocação ao terreno da Naval 1.º de Maio (19:15), assim como o Sporting, que joga as suas primeiras cartadas na Liga frente ao Paços de Ferreira, na Mata Real (21:15).

No domingo, o Benfica inicia a defesa do título nacional perante a Académica (20:15), no Estádio da Luz, e a ronda fica concluída na segunda-feira com o Olhanense-Académica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.