O encontro entre o Estoril e o FC Porto foi interrompido ao intervalo devido a falta de condições de segurança numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota. No intervalo do encontro, as equipas foram para o balneário como é normal deixando o relvado livre para a ‘invasão’ que sucedeu com suspeitas de que a bancada do reduto do Estoril poderia ruir.
Durante o período de intervalo, as pessoas que estavam na bancada encheram o relvado para que as forças competentes fizessem uma vistoria da bancada e os danos inegáveis estão presentes através de fissuras e rachas na infraestrutura. Perante este cenário, a Proteção Civil de Cascais deu por encerrado o encontro quando o Estoril vencia por 1-0.
A bancada do Estádio não caiu e não houve qualquer ferido na evacuação dos adeptos que estavam a assistir ao encontro. No entanto, o ‘susto’ de que poderia ruir a bancada foi real apesar de não ter passado disso mesmo.
A história recente do futebol mostra que os colapsos de bancadas são uma tragédia que habitualmente resulta em mortes. Em 2017, no Senegal, durante a final da Taça do Senegal, um colapso levou à morte oito pessoas que estavam a assistir ao encontro entre o Union Sportive Ouakam e Stade de Mbour.
Recuando até 2009, na Costa do Marfim, 22 pessoas perderam a vida após a queda de uma bancada durante o encontro de qualificação para o Campeonato do Mundo 2010 entre a seleção da Costa do Marfim e a seleção do Malawi. Os feridos passaram a marca dos 50.
Na década de 90, no embate entre o Bastia e o Marselha para a Taça de França terminou em desastre após o colapso de uma bancada provisória que tinha sido instalada no Estádio Furiani. 15 pessoas morreram no incidente.
O desastre mais marcante no futebol envolvendo bancadas colocou um jogo entre a Juventus e o Liverpool no centro da questão. A final da Taça dos Campeões Europeus de 1985 disputada na Bélgica ficou conhecida como a Tragédia no Estádio de Heysel. 39 pessoas morreram devido a confrontos entre adeptos que resultou no colapso de uma das paredes da bancada.
O encontro entre o Estoril e o FC Porto está suspenso depois de ter sido interrompido devido a falta de segurança nas bancadas. A parte norte do Estádio do Coimbra da Mota mostrava danos inegáveis e fissuras que levaram à fuga dos adeptos. Para já ainda não há data para o reatamento do encontro que os ‘canarinhos’ vão vencendo por 1-0.
Confira as imagens do incidente de ontem
Comentários