O presidente da Liga Portuguea de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, deu uma palestra no ‘Sports Summit 2023’, em São Paulo, no Brasil, na qual abordou o modelo de negócio do futebol em Portugal.

Na intervenção, Proença considerou que esse modelo se baseia na criação de talento e que o seu êxito faz de Portugal um dos principais exportadores de jogadores para os principais campeonatos europeus e de treinadores para todo o Mundo, como são os casos dos seis portugueses que orientam equipas do ‘Brasileirão’.

O líder da Liga detalhou, também, o processo de centralização dos direitos audiovisuais e os desafios que a Liga Portugal e os clubes enfrentarão, e que estão plasmados no Plano Estratégico para o quadriénio 2023-27.

A Liga portuguesa foi uma de quatro europeias a marcar presença no evento, juntamente com a Bundesliga (Alemanha), a La Liga (Espanha) e a Serie A (Itália).

“Estamos, cada vez mais, a cumprir um dos objetivos traçados por esta Direção, que sempre fez da internacionalização da marca Liga Portugal e do Futebol Profissional um dos seus grandes desígnios”, salientou Pedro Proença, no final da sua intervenção.