O director financeiro, de 39 anos, árbitro desde 1988/1989, arbitrou esta época cinco jogos na Liga e três na Liga de Honra, tendo exibido em média cinco cartões amarelos por encontro e mostrado por quatro vezes o cartão vermelho, apenas por uma vez directamente, ao médio André Vilas Boas, do Rio Ave, na quarta jornada.

Pedro Proença estreou-se neste campeonato na visita do Sporting ao Nacional, na primeira jornada, no jogo em que mostrou menos cartões até agora, apenas três amarelos, e que terminou empatado (1-1).

Na ronda seguinte, apitou na vitória do Benfica sobre o Vitória de Guimarães (1-0), dando ordem de expulsão aos vimaranenses Flávio Meireles e Nuno Assis, ambos por acumulação de amarelos, contabilizando um total de seis admoestações.

Além dos “grandes” de Lisboa, Proença ajuizou ainda na Liga o confronto Rio Ave-Nacional (4.ª jornada), tendo admoestado cinco jogadores e expulso um, o Sporting de Braga-FC Porto (5ª jornada), quando mostrou cinco amarelos, os mesmos que exibiu no Vitória de Setúbal-Leixões (8.ª jornada).

Sem ter arbitrado na 10.ª jornada, os últimos jogos que o lisboeta apitou foram na Liga de Honra: o Portimonense-Santa Clara (8.ª jornada), em que “amarelou” quatro jogadores, e o Desportivo das Aves-Feirense (9.ª jornada), no qual mostrou seis cartões amarelos, por duas vezes ao médio avense Júlio Martins.

Este vai ser o segundo dérbi de Pedro Proença, que já arbitrou um Benfica-Sporting em 2003/04, quando os "leões" venceram por 3-1, com golos de Rochemback, Silva e Sá Pinto, enquanto Luisão apontou o tento dos "encarnados".

Nesse encontro, da 16.ª jornada da Liga portuguesa, o árbitro lisboeta expulsou três jogadores, as "águias" Miguel e Ricardo Rocha e o "leão" Fábio Rochemback.

Depois deste encontro, Pedro Proença esteve em mais quatro clássicos, entre os quais os polémicos FC Porto-Sporting, do atraso para Stojkovic, e o FC Porto-Benfica, da simulação de Lisandro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.