Trata-se de pouco mais do que um indicador, mas o valor de mercado dos atletas é sempre algo a ter em conta no futebol de alta competição. Olhando para os "onzes" prováveis de Sporting e Benfica, e tendo como base a avaliação do Transfermarkt, basta algumas simples contas de somar para ver quem apresentará a formação mais valiosa com base na frieza dos números.

O grande vencedor neste capítulo, que serve apenas pelo exercício e nunca como forma de prever qualquer resultado, é claramente o Sporting, mesmo tendo em conta que Tobias Figueiredo ainda não está avaliado. É um daqueles casos em que a juventude compensa, já que ajuda a valorizar os jogadores. Já a experiência da equipa benfiquista acaba por ser prejudicial neste aspeto. Para que a equipa benfiquista se consiga aproximar da formação leonina em termos de valor, só um nome surge como hipótese: Gaitán.

Segundo o Transfermarkt, aliás, o valor de Gaitán (25 milhões de euros) é superior ao de qualquer jogador leonino. No campeonato português apenas Jackson Martínez o supera (avaliado em 30 milhões). Rui Patrício e William Carvalho, ambos avaliados em 20 milhões, são aqueles que mais se aproximam. Só que o argentino continua em dúvida e poderá ser substituído por Ola John: nesse caso, o valor da equipa benfiquista desce drasticamente, já que o holandês está avaliado em oito milhões.

Confira os valores dos "onzes" prováveis de Sporting e Benfica:

Sporting:

Rui Patrício: 20 milhões de euros (ME)

Cédric: 7,50 ME

Paulo Oliveira: 3,70 ME

Tobias Figueiredo: (não está avaliado)
Jefferson: 6 ME

William Carvalho: 20 ME

Adrien: 8,50 ME

João Mário: 3 ME

Nani: 12 ME

Carrillo: 4,5 ME

Montero: 9 ME

Valor Total: 94,2 ME

Benfica:

Artur: 1,50 milhões de euros (ME)

Maxi Pereira: 9 ME

Luisão: 5 ME

Jardel: 3 ME

Eliseu: 2 ME

Samaris: 7 ME

Talisca: 4 ME

Salvio: 17 ME

Gaitán: 25 ME (ou Ola John: 8 ME)

Lima: 11 ME

Jonas: 8 ME

Valor Total (com Gaitán): 92,5 ME
Valor Total (com Ola John): 75,5 ME

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.