O Nacional, o Rio Ave, o Paços de Ferreira e o Marítimo vão lutar pelo último lugar de acesso à Liga Europa de futebol, entrando separados por quatro pontos para as duas últimas jornadas do campeonato português.

Matematicamente, o Beira-Mar também ainda tem hipóteses de apuramento europeu, mas está a seis pontos do Nacional, que ocupa o quinto posto.

Já apurados para a Liga dos Campeões estão o FC Porto, campeão, e o Benfica, que vai disputar a terceira pré-eliminatória, enquanto o Sporting de Braga e o Sporting já têm lugar assegurado na Liga Europa, tal como o Vitória de Guimarães, por ser finalista da Taça de Portugal.

O Nacional parte em vantagem para as duas últimas rondas, com mais dois pontos do que Rio Ave, Guimarães e Paços de Ferreira e mais quatro do que o Marítimo.

Nas duas últimas rondas, os “alvinegros” recebem o tranquilo Olhanense e visitam o Beira-Mar, que também já garantiu a manutenção.

O Rio Ave recebe o Benfica na próxima ronda e fecha o campeonato com o Olhanense, enquanto o Paços de Ferreira visita o FC Porto, no encontro em que os “dragões” recebem o troféu de campeão, e recebe a Académica.

O Marítimo também ainda joga com os “dragões”, na última ronda, depois de visitar o Portimonense, último classificado.

Caso o Vitória de Guimarães, que joga com Beira-Mar e Naval 1.º de Maio, garanta o quinto posto, o sexto lugar também dará acesso à Liga Europa.