A vitória por 2-0 alcançada domingo pelo Sporting na receção ao Boavista correspondeu à quarta partida seguida em perder dos 'leões' na temporada de 2019/20. Algo que ainda não tinha sucedido esta época. Um máximo de invencibilidade que diz muito do que está a ser a época a temporada da turma de Alvalade.

Depois de vencer o Portimonense (2-1) em Alvalade, empatar no terreno do Rio Ave (1-1) e bater em casa o İstanbul Başakşehir por 3- na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, o Sporting conseguiu enfim, pela primeira vez em 2019/20, estar quatro jogos seguidos sem perder, ao receber e vencer o conjunto 'axadrezado' na 22.ª jornada da I Liga.

Um 'feito' que prova que Silas estará, finalmente, a encontrar o rumo certo para a equipa leonina, mas que ao mesmo tempo demonstra que esta tem sido uma época de poucas alegrias para os adeptos 'verdes e brancos'.

Pode até parecer mentira para um clube da dimensão do Sporting, mas a verdade é que, esta época, os 'leões' ainda não tinham estado mais do que três jogos sem conhecer o amargo sabor da derrota. Por incrível que possa parecer, apenas por mais três vezes esta temporada o Sporting tinha estado três jogos seguidos sem perder (um empate e duas vitórias em agosto, e dois ciclos de três vitórias seguidas em outubro e em novembro, período no qual o conjunto leonino somou seis vitórias e um derrota - em Tondela - em sete jogos).

Quatro jogos sem perder passa, assim, a ser o novo 'máximo' do Sporting em 19/20, o qual o conjunto de Silas vai procurar alargar já quinta-feira, na vista à Turquia, para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Em jeito de comparação, na temporada passada o Sporting somou um ciclo de 14 jogos sem derrotas - no final da época, ciclo esse que culminou com a conquista da Taça de Portugal após empate com o FC Porto e triunfo no desempate por penalties - e contou ainda com mais um ciclo de dez jogos sem derrotas e outro de sete.

E em 17/18 o maior ciclo de invencibilidade tinha também sido de 13 jogos sem perder. Registos, portanto, bem distantes do 'máximo' desta temporada agora logrado pelos 'leões'.

Em jeito de comparação, na temporada de 2012/13 - que terminou com a pior classificação de sempre do Sporting na I Liga, um 7.º lugar - a maior série de jogos sem perder dos 'verdes e brancos' foi de cinco. Silas e os seus pupilos precisam ainda de evitar a derrota na Turquia para, pelo menos, igualarem desde já esses números.