Horvath teve uma passagem fugaz pelo Sporting, mas ficou tempo suficiente para ganhar uma supertaça, sagrar-se campeão nacional e aprender português. Conheceu ainda Sá Pinto, Paulo Bento, João Pinto, Quaresma, Ronaldo, entre outros jovens valores.

Acabou por sair do clube na badalada transferência de Jardel para o Sporting por troca de três jogadores para o Galatasaray: Pavel Horvath, Mbo Mpenza e Robert Spehar.

A vida do Sporting e do jogador checo nunca mais se cruzaram. E Horvath lamenta que isso tenha acontecido como confessou ao SAPO Desporto.

«Lembro-me sempre da passagem pelo Sporitng porque essa época na minha vida foi muito importante. Joguei num grande clube com grandes jogadores de seleção: Paulo Bento, João Pinto, Sá Pinto, Peter Schmeichel e Beto. Fiquei triste por ter acabado contrato com o Sporting. Penso muitas vezes porque não continuei no clube. Vi na televisão o novo estádio e a nova Academia e fiquei impressionado».

Aos 37 anos, Horvath continua a sua carreira de jogador, agora no Plzen da República Checa. É titular, número 10 e jogou esta época a fase de grupos da Liga dos Campeões frente a Barcelona, Milan e BATE Borisov.

A sua carreira está perto do fim e ser treinador será o próximo passo e, quem sabe, talvez seja em Portugal.

«Quando acabar a minha carreira quero ir a Lisboa e regressar ao Sporting. Tenho o número do Carlos Freitas e, como quero ser treinador, gostava de fazer um estágio na Academia de Sporting. Quero voltar».