A 33.ª e penúltima jornada da Primeira Liga de futebol arranca esta sexta-feira em Vila Nova de Famalicão, onde o aflitíssimo Grupo Desportivo de Chaves vai tentar evitar a descida automática de divisão.

Os transmontados estão obrigados a vencer para manterem-se na luta pela permanência, numa ronda onde poderá ficar já decidido a luta pelo pódio e ainda fechada as equipas que irão participar na renovada Taça da Liga da próxima época.

3.º lugar e Taça da Liga 2024/25

O último lugar do pódio, que dará acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, poderá ficar fechado se o FC Porto, terceiro com 66 pontos, vencer o seu jogo e o Braga, 4.º com 65, perder o dérbi do Minho com o Vitória, 5.º com 60.

Os conquistadores já sabem que não vão terminar no pódio, uma vez que o máximo de pontos que poderão fazer são 66, os mesmos dos Dragões. Só que na derradeira jornada há um FC Porto-SC Braga, ou seja, logo, ou Guerreiros ou Dragões terminarão com mais do que 66 pontos, o máximo que pode aspirar os Conquistadores.

Para ficar já decidida a questão do terceiro posto, o FC Porto terá de vencer o Boavista no dérbi da Invicta, no domingo, no Dragão, e esperar um triunfo do Vitória Sport Clube no dérbi do Minho com o Braga, no sábado, no D. Afonso Henriques. A equipa azul e branca entrará em campo já com o resultado dos adversários. Se o Braga não perder no Castelo, garante desde já o quarto posto e vai discutir com o FC Porto na Pedreira o 3.º lugar na derradeira jornada.

Veja o calendário da 33.ª jornada

A questão do terceiro lugar é importante, uma vez que dá acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. O 4.º colocado vai disputar um play-off para tentar entrar na segunda prova mais importante da UEFA. O 5.º colocado vai disputar a Liga Conferência.

Outra decisão ainda em aberto é a última vaga para a edição 2024/25 da renovada Taça da Liga. Neste momento, o campeão Sporting, o vice-campeão Benfica, assim como FC Porto, Braga e Vitória Sport Clube já têm lugar marcado na prova, faltando decidir o sexto representante da I Liga.

À entrada para esta penúltima ronda, é o Moreirense, com 49 pontos, quem está nessa posição, que poderá já garantir desde que faça o mesmo resultado que o Arouca, 7.º com 46. Os Cónegos jogam no terreno do Casa Pia no domingo, os arouquenses no mesmo dia, à mesma hora, na Luz diante do Benfica. Em caso de igualdade pontual, a vantagem é do Moreirense sobre o Arouca, no confronto direto.

Play-off e descida: Chaves preso por arames, Portimonense ainda sonha

A questão das descidas diretas à Segunda Liga pode ficar finalizada já esta sexta-feira. Com 23 pontos, no 17.º e penúltimo posto, o GD Chaves tem de vencer hoje o Famalicão e adiar tudo para a última ronda, sob pena de cair já hoje. É que a equipa que está acima, em lugar de disputa do play-off de manutenção/subida é o Portimonense, com 28 pontos, ou seja, mais cinco pontos.

A vitória até pode não chegar aos flavienses já que, se o Portimonense vencer no sábado na receção ao Rio Ave, o GD Chaves cai logo. O GD Chaves continua ligado às máquinas mas já sabe que o máximo que poderá ambicionar é ir ao play-off com o 3.º classificado da II Liga para tentar manter-se, uma vez que até tem desvantagem no confronto direto com o Portimonense. A tarefa até ao final é vencer os dois jogos e esperar que o Portimonense perca os dois que tem pela frente.

Assim está a classificação da Primeira Liga

O Portimonense, 16.º com 28 pontos, precisa de vencer nesta ronda na receção ao Rio Ave, sob pena de ver confirmada o lugar de disputa do play-off com o 3.º classificado da II Liga. Se o Estrela, 15.º com 30 pontos, fizer o mesmo resultado que o Portimonense, garante a manutenção e nega aos algarvios a possibilidade de uma permanência direta.

O Gil Vicente, 12.º com 33 pontos, o Estoril, 13.º com 33 pontos e o Boavista, 14.º com 31, também ainda lutam pela manutenção mas com francas possibilidades de permanecerem na elite do futebol nacional.

Assim, os gilistas podem garantir já a permanência na Primeira Liga se vencerem ou empatarem nesta ronda 33 diante do tranquilo Farense. Aliás, o Gil Vicente até pode entrar em campo já com a manutenção garantida no domingo, se o Portimonense não ganhar no dia anterior.

Quem também está perto dos objetivos é o Estoril. Os Canarinhos recebem o campeão Sporting e garantem a manutenção se derrotarem os leões. Esse objetivo será também alcançado em caso de empate, desde que o Portimonense não vença ou o Estrela da Amadora perca o seu jogo. Uma derrota com o Sporting até pode dar a manutenção aos estorilistas desde que o Portimonense não vença. Estrela da Amadora e Portimonense entram em campo mais cedo no sábado, pelos que os canarinhos podem subir ao relvado já com a manutenção garantida.

O Boavista, outro dos emblemas ainda na luta pela permanência, só precisa de fazer melhor que o Portimonense nesta ronda 33 para garantir que estará na I Liga 2024/25. Esse objetivo poderá ainda ser alcançado se os Panteras ganharem o seu jogo e o Estrela da Amadora perder. Se não pontuar com o FC Porto no domingo, os axadrezados adiarão para a derradeira ronda as contas da manutenção.

O Portimonense é, nesta atura, a chave para as contas da permanência. Por isso, nesta 33.ª jornada, o Estrela da Amadora, 15.º com 30 pontos, só terá de fazer um resultado melhor que os algarvios para garantir um lugar entre a elite do futebol nacional na próxima época. Isso porque, caso de igualdade pontual com o Portimonense, a vantagem é do emblema dos arredores de Lisboa.