Os vários grupos parlamentares consideraram hoje que o reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal realizadas entre 1922 e 1938 é matéria, dada a sua especificidade, da competência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O tema foi levado a debate na sessão plenária na Assembleia da República sob a forma de uma petição liderada por Alexandre Silva Almeida, com 4.470 subscritores, que pretende ver reconhecidos como títulos as 17 edições do Campeonato de Portugal.

A petição, com o cunho do Sporting, pretende ver reconhecidos como títulos nacionais os triunfos dos ‘leões’ nas edições de 1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38 do Campeonato de Portugal, pelo que o clube de Alvalade passaria de 18 para 22.

Em declarações à Sporting TV, Rahim Ahamad, vice-presidente leonino, comentou o parecer da Assembleia da República e garantiu que a direção de Frederico Varandas vai acompanhar com muita atenção o processo.

"A Direção do Sporting congratula-se pelo plenário da Assembleia da República ter discutido esta sexta-feira as 17 edições do Campeonato de Portugal, realizadas entre 1922 e 1938. Nas intervenções foi percetível a vontade das forças partidárias em que exista um esclarecimento e uma reposição da verdade histórica. Este mesmo esclarecimento cabe à Federação Portuguesa de Futebol, desejando somente o Sporting que a entidade que superintende a modalidade em Portugal siga as boas práticas internacionais, como foi o caso de Itália e Alemanha", começou por dizer Rahim Ahamad.

"Este é um tema que vai manter-se no topo da agenda desta direção pois estão em jogo a memória de muitas famílias de campeões. Vou recordar que o capitão da equipa de 1923 foi o nosso fundador, Francisco Stromp", acrescentou Rahim Ahamad.