
Ao empatar ao final da tarde de domingo na Vila das Aves com o AVS, o Sporting somou o quinto jogo seguido sem ganhar no conjunto de todas as competições. Foram quatro empates (três para a I Liga, um para a Liga dos Campeões) e uma derrota (para a Liga dos Campeões). A última vitória data de 2 de fevereiro, em casa, por 2-1, frente ao Farense.
Esse triunfo em Alvalade sobre o conjunto algarvio foi o único dos leões nos sete últimos jogos que disputaram e apenas um dos dois únicos que lograram nos últimos nove. Recuando um pouco mais, desde o início de 2025 o Sporting disputou 13 jogos e só ganhou quatro. E. para encontrar duas vitórias seguidas dos verdes e brancos é preciso recuar até 18 de dezembro...com João Pereira ao leme.
Nesse dia, o Sporting vencia por 2-1 (e apenas no prolongamento) o Santa Clara em Alvalade, depois de ter vencido o Boavista por 2-1 igualmente no seu estádio. Quer isto dizer que Rui Borges ainda não conseguiu duas vitórias seguidas como treinador dos leões.
Uma realidade bem diferente daquela a que o Sporting se tinha habituado nos tempos de Ruben Amorim. Desde que Amorim rumou a Old Trafford, o Sporting disputou um total de 22 jogos e só ganhou 8, perdendo 6 e empatando outros 8 (tendo uma dessas igualdades resultado depois numa derrota frente ao Benfica no desempate por penáltis na final da Taça da Liga).
Efetivamente, para encontrar tempos negros como estes em Alvalade é mesmo preciso recuar até à era pré-Amorim. Com Ruben Amorim como treinador, o Sporting nunca esteve cinco jogos seguidos sem ganhar (a maior sequência negativa era de quatro jogos sem vitórias e só ocorreu uma vez).
Para encontrar outra série de cinco jogos sem vitórias é preciso recuar até pouco antes do início do reinado de Amorim, mais concretamente a agosto e setembro de 2019, com Marcel Keiser e Leonel Pontes ao leme. Na altura foram quatro derrotas e um empate.
Quinta-feira o Sporting desloca-se a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente nos quartos de final da Taça. Caso não vença, estará seis jogos sem conhecer o sabor dos triunfos pela primeira vez desde novembro de 2012, altura em que totalizou oito partidas seguidas sem ganhar (a pior série de sempre da história do clube, a par de outra idêntica em 1990/91), com Sá Pinto, Oceano e o belga Franky Vercauteren ao leme nesse período, numa temporada de 2012/13 em que o Sporting terminou no 7.º lugar da I Liga. Na época anterior a essa, sob o comando de Carlos Carvalhal, o Sporting tinha tido uma série negativa de sete jogos.
Um cenário inimaginável até há bem pouco tempo, se nos lembrarmos que o Sporting arrancou a temporada com 11 vitórias nas 11 primeiras jornadas da I Liga e 16 vitórias nas primeiras 18 partidas da época no conjunto de todas as competições. Tempos que parecem bem distantes.
Comentários