Ricardo Antunes, responsável do departamento médico do futebol profissional do Benfica, falou do trabalho que está a ser feito nesta fase em que a pandemia COVID-19 parou a competição.

O médico do SL Benfica explicou, em entrevista à BTV, como no clube éncarnado' está lidar com a pandemia COVID-19 e como a monitorização é feita a todo o momento, sublinhando o "sentido de responsabilidade civil e social" dos jogadores e elogiando a postura positiva da FPF perante esta situação atípica.

"Estava a adivinhar-se e a perceber-se que não havia condições para continuar com o Campeonato nesta fase. O que começámos a preparar foi um trabalho muito direcionado para cada jogador. Os atletas perceberam a sua responsabilidade civil e social, dirigindo as suas forças no sentido de também poderem colaborar connosco", salientou.

"Há um plano que é efetuado pela nossa estrutura, criando grupos que são responsáveis por quatro atletas cada. Monitorizamos isto diariamente para que tenham a sua condição física mantida, passando-se o mesmo com a alimentação. O grupo da estrutura é formado por vários grupos que gerem quatro futebolistas, e monitorizamos isso diariamente", explicou.

"O plano está traçado e temos uma avaliação diária de todos os jogadores. Queremos manter a sua condição física ao mais alto nível", sublinhou.

Jogadores como exemplo para a sociedade

Ricardo Antunes acrescentou que está a haver um acontecimento quase diário de toda a situação junto da FPF. "Vamos reunir de três em três dias com a Federação [Portuguesa de Futebol] e com os médicos de outros clubes no sentido de avaliar o que se passa no nosso País e no mundo. Vamos planear o regresso à atividade por forma a que os clubes possam estar com os atletas e trabalharem em conjunto", adiantou.

O médico destacou o facto de os jogadores servirem de exemplo para o resto da sociedade num momento como este. "Explicámos as situações aos jogadores e eles, como pessoas bem formadas, com uma perceção de tudo aquilo que está a acontecer, perceberam que têm de se manter isolados e não será de todo adequado para eles, e para a saúde pública, outra forma de atuar. Os jogadores do Benfica sentem o orgulho de estarem a ser um exemplo para a sociedade", sublinhou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.