As urnas encerraram em Alvalade hoje às 20h00, mas os resultados só deverão ser conhecidos a partir da meia-noite, depois de contadas as 1.500 cartas por correspondência e de concluída a contagem eletrónica.

A possibilidade de ser feita uma recontagem ou duas recontagens depende de eventual solicitação nesse sentido por parte de uma das listas, cabendo à Mesa da Assembleia Geral orientar esse procedimento.

«A votação eletrónica decorreu com toda normalidade e sem qualquer contratempo», disse à agência Lusa fonte da Mesa da Assembleia Geral, afastando os receios de que o sistema eletrónico, pela primeira vez utilizado em eleições do Sporting, pudesse criar problemas.

De resto, o escrutínio decorreu sob a fiscalização de 160 delegados em representação das três listas candidatas a todos os órgãos sociais e à lista independente para o Conselho Fiscal. Uma alteração do regulamento eleitoral após as eleições de há dois anos permite que cada lista possa mobilizar 40 delegados para o ato eleitoral.

Entre os 160 delegados, estão especialistas em sistemas informáticos, engenheiros eletrónicos e até técnicos com experiência no terreno em eleições autárquicas.

Caso uma das listas exija a recontagem dos votos, esta será feita por via eletrónica, através de uma "pen" que irá a cada um dos quarenta computadores fazer a recolha dos ficheiros inseridos em cada um deles para, posteriormente, verificar se coincidem com os resultados obtidos na votação original.

Se essa coincidência não se verificar, a Mesa da Assembleia Geral avançará, segundo a mesma fonte, com a recontagem manual dos votos em papel, o que irá retardar o anúncio dos resultados provisórios eleitorais.

Ao mesmo tempo que um sócio votou no computador, este emitiu um voto em papel que o próprio associado introduziu numa urna, por forma a permitir uma recontagem manual em caso de necessidade.

Além da presença dos 160 delegados de todas as listas, acrescem os delegados da Mesa da Assembleia Geral, quatro professores da Universidade do Minho, responsável pela montagem do sistema eleitoral, trinta funcionários do clube, quatro seguranças de uma empresa privada e quinze coordenadores.