O bracarense Ricardo Horta foi eleito o Melhor Jogador do mês de janeiro na Primeira Liga, pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

Ricardo Horta arrecadou 16,22% dos votos do Sindicato, tendo ficado à frente de Francisco Geraldes (Estoril), que conquistou 13,10% das preferências. O pódio fica completo com o internacional português João Mário (Benfica), com 12,13% dos votos.

No primeiro mês de 2023, o médio/avançado de 28 anos marcou dois golos e fez uma uma assistência na vitória por 4-0 sobre o Santa Clara. Além de ter contribuído de forma decisiva para o triunfo nos Açores, Ricardo Horta também brilhou na vitória caseira dos minhotos diante do Boavista (1-0).

O Melhor Jogador do mês da Primeira Liga é encontrado através do valor médio das pontuações dadas pelos diários desportivos A Bola, O Jogo e Record no período correspondente à votação (ponderação final de 60%) e das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato, formada pelos ex-jogadores Anselmo, João Oliveira Pinto, João Paulo, José Carlos, Rebelo, Tiago Pereira e Tozé (ponderação final de 40%).

Em novembro/dezembro, o Melhor Jogador da Primeira Liga para o Sindicato dos Jogadores, foi Mehdi Taremi (FC Porto). No mês de outubro o vencedor foi Nelson da Luz (Vitória Sport Clube) e, em agosto/setembro, Saviour Godwin (Casa Pia) foi o mais votado.