Uma grande penalidade já no período de descontos garantiu hoje à União de Leiria a vitória por 1-0 sobre o Rio Ave, num jogo monótono da sexta jornada da Liga de futebol, disputado em Leiria.
Depois de uma partida mal jogada, com futebol fraco e imensos erros, uma grande penalidade deu o triunfo à União de Leiria, que fez pouco pela vitória. O penálti foi convertido por Carlão, que não marcava há seis meses.
O Rio Ave foi a equipa mais empenhada em sair de Leiria com um resultado positivo, mas acabou traído por uma falha da sua defesa nos instantes finais da partida. O conjunto de Vila do Conde continua no último lugar da Liga.
Com um bom plano de jogo, o Rio Ave controlou a primeira parte, gerindo o meio campo e anulando a manobra ofensiva da União de Leiria, que durante todo o jogo não criou qualquer lance de perigo claro.
A equipa de Carlos Brito fechou-se muito bem e concentrou-se na pressão, criando muitas dificuldades ao adversário. De tal modo que Pedro Caixinha teve de alterar a forma de a equipa jogar ainda no primeiro tempo, lançando Leandro Lima (uma estreia) para o lugar do “trinco” Paulo Sérgio.
Os leirienses ganharam maior vivacidade, mas o Rio Ave também beneficiou com o maior adiantamento da União de Leiria, surgindo mais vezes junto da área de Gottardi.
Ainda assim, a primeira parte foi bastante fraca e com escassos motivos de interesse. Em excesso, só a quantidade de passes errados, remates tortos e recepções perdidas.
Na primeira metade, um remate de João Tomás, aos 30 minutos, defendido por Gottardi, foi a única ocasião golo.
Para a segunda parte, Carlos Brito deu mais amplitude ao ataque da sua equipa e juntou Bruno Gama a Yazalde e João Tomás.
O Rio Ave percebeu que podia chegar à vitória e andou mais perto do golo, sobretudo num livre de Milhazes aos 51 minutos, em que Gottardi fez uma grande defesa.
A União de Leiria tentava chegar à frente, mas a equipa de Pedro Caixinha mostrou-se sempre desgarrada no ataque, com falta de jogo de conjunto, especialmente entre os dois avançados, N'Gal e Carlão.
Sem capacidade para chegar a golo, até final União de Leiria e Rio Ave arrastaram-se aos repelões até à área contrária.
Mas nos descontos saiu o “jackpot” à União de Leiria: aos 93 minutos, Gaspar aliviou uma bola contra Carlão, que se isolou e foi derrubado pelo guarda-redes Paulo Santos em lance para grande penalidade.
Carlão, que não marcava pela União de Leiria há seis meses, converteu a grande penalidade e garantiu aos leirienses a segunda vitória no campeonato.
Comentários