O Rio Ave, da I Liga, anunciou hoje o empréstimo do avançado Esmael Gonçalves ao Anorthosis Famagusta, formação que milita no principal escalão do futebol do Chipre.

O avançado, de 23 anos, autor do golo que permitiu aos vila-condenses apurarem-se para a fase de grupos da Liga Europa, volta à condição de emprestado, uma vez que não fazia parte das principais escolhas do técnico Pedro Martins.

Em épocas anteriores, Esmael Gonçalves já tinha sido cedido ao St Mirren, da Escócia, ao APOEL, do Chipre, e ao Veria, da Grécia, depois de ter chegado ao Rio Ave em 2012/13.

O jogador luso-guineense jogará até ao final da temporada no atual quinto classificado do campeonato cipriota, tendo no final do empréstimo o clube opção de compra.

Numa nota publicada no seu sítio oficial na internet, o Rio Ave lembra que Esmael Gonçalves "ficará para sempre na história do clube com o golo apontado ao Elfsborg, que garantiu a participação na fase de grupos da Liga Europa", agradecendo todo "o empenho e profissionalismo demonstrado pelo jogador ao serviço do clube".