O Rio Ave tem hoje a possibilidade de ascender ao terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ‘arrastando’ o Benfica para quinto, o que acontecerá se vencer em casa o Nacional, em encontro da nona ronda.

Os vila-condenses, que partiram para a ronda no quarto lugar, somam os mesmos 17 pontos do Benfica, que, na sexta-feira, no arranque da jornada, sofreu o segundo desaire consecutivo na prova, em casa, perante o Moreirense (1-3).

O ‘onze’ de José Gomes só precisa de pontuar para deixar para trás os ‘encarnados’, mas, para ascender ao pódio, necessita de triunfar, já que o Sporting saltou, provisoriamente, para o terceiro posto com a vitória por 2-1 no reduto do Santa Clara.

O conjunto nortenho está 100% vitorioso em Vila do Conde, onde já tombaram Boavista, Desportivo de Chaves, Marítimo e Portimonense, mas o Nacional, 17.º e penúltimo, com cinco pontos, só perdeu um de quatro jogos fora, em Braga.

No jogo que encerra a jornada, o Desportivo de Chaves, 16.º, com sete pontos, e o Desportivo das Aves, 18.º e último, com quatro, lutam para sair dos lugares de despromoção.

Os flavienses somam um triunfo, em empate e uma derrota em casa, enquanto os detentores da Taça de Portugal são a única equipa sem pontos e vitórias fora.

Veja os resultados da nona jornada