O Rio Ave, da I Liga de futebol, venceu, este domingo, a equipa espanhola do Real Valladolid, por 2-1, numa partida de preparação decidida com um auto-golo de um defensor da equipa castelhana já nos últimos minutos.
A formação vila-condense terminou, com este desafio, o período de testes de pré-época, sem averbar qualquer derrota, mas não disfarçou algumas debilidades na ligação entre setores, quando falta menos de uma semana do arranque do campeonato.
Isso mesmo foi visível no primeiro tempo, numa etapa inicial com poucos motivos de interesse, em que o único lance de registo acabou por redundar no golo dos vila-condenses, através de um livre direto de Braga.
Na segunda parte assistiu-se a uma reação da equipa espanhola, este ano promovida ao principal escalão do país vizinho, que surgiu bem mais ofensiva, e a criar alguns calafrios para a defensiva dos locais.
Nesta toada, acabou por não surpreender o golo do empate do Vallodolid, apontado por Javi Guerra, após jogada de contra-ataque.
O técnico Nuno Espírito Santo ainda lançou no jogo os avançados Del Valle e Tope para tentar recuperar a dianteira, mas ofensivamente a equipa não mostrou clarividência.
Sem soluções para marcar, a formação portuguesa acabou por ser feliz na forma como conseguiu o triunfo, beneficiando de um auto-golo de Marc Valiente, após um desentendimento com o seu guarda-redes quando lhe atrasou a bola.
Destaque final nesta partida para as estreias dos reforços do Rio Ave Lionn, que jogou os 90 minutos, e Edimar, que entrou na segunda parte. A equipa vila-condense começa a sua participação na I Liga sábado, recebendo o Marítimo.