O Benfica visita este domingo o Sporting, a partir das 20h30, no Estádio José Alvalade, e o treinador das águias fez ao início da tarde deste sábado a antevisão a um encontro em que a sua equipa pode selar a conquista do título com uma vitória, falando também de outros assuntos da atualidade do clube, como o timing do anúncio da saída de Alejandro Grimaldo.

Perto de cumprir o grande objetivo da temporada: "Estamos numa nova situação. Trabalhámos muito ao longo desta temporada pelos nossos objetivos e agora, se nos focarmos em nós mesmos e vencermos no domingo, seremos campeões nacionais. Há, portanto, uma grande motivação. Mas sabemos que será um jogo muito difícil. Na minha opinião, o Sporting é uma equipa de topo, têm muita qualidade individual, criatividade, velocidade, um treinador muito bom, são perigosos nas transições... Penso que é um jogo difícil, mas estamos em grande forma. Temos jogado muito bem. Respeitamos o adversário, estamos completamente focados nos 90 minutos e acreditamos profundamente em nós mesmos. Queremos fazer um grande jogo em vencer.

O Benfica não se sagra campeão em Alvalade há 48 anos: "Isso não significa nada. É irrelevante para mim, uma mera coincidência. É a 33.ª jornada, quem temos pela frente não é importante. Só estou concentrado em vencer o campeonato".

Anúncio da saída de Grimaldo: "Quando vim para o Benfica, havia muito ruído à volta do Grimaldo, não se sabia se ele ia ficar ou não. Falámos no início da temporada e concordámos em começar do zero. O que se seguiu foi fantástico. O Grimaldo tem sido um jogador chave, é um líder e fez uma temporada notável. Está sempre disponível, é muito profissional e assumiu muita responsabilidade esta temporada. O contrato dele acabava este verão e todos sabíamos isso. Fizemos os possíveis para o convencer a ficar, ainda acreditávamos nele, mas também respeitamos a sua decisão. A razão para essa decisão não importa, é a sua carreira, a sua vida. Talvez estejamos um pouco desiludidos por ele sair, mas temos de olhar para tudo isto de uma forma geral. Jogou no Benfica durante sete anos e meio ao máximo, foi três vezes campeão e espero que seja uma quarta antes de ir embora. Não há muitos jogadores com esta história num só clube.

Quanto à publicação com as fotografias, acho que foi desnecessário. Acho que o poderia anunciar, mas não acho que foi bom fazê-lo desta forma. Nem foi bom para os jogadores do novo clube. E tão pouco foi bom para ele. O que fez pelo Benfica até agora não encaixa com esta situação. Para mim foi um erro. Deviam tê-lo aconselhado a fazer isto de outra maneira. Mas, tal como disse, temos de olhar para o cenário geral. É um jogador que terá o meu apoio até ao último segundo da temporada. Agradeço aquilo que fez por mim e respeito a sua carreira, é nosso jogador até ao último segundo".

Tática do Sporting não implica mexidas: "Tentamos sempre jogar sempre consoante a nossa visão do futebol. Claro que nos ajustamos sempre consoante o adversário, as tarefas são sempre um bocadinho diferentes, mas de forma geral confiamos no nosso estilo de futebol. Muita posse de bola, muitas movimentações, muita pressão, pressão alta... Queremos criar muitas situações e aumentar a probabilidade de ter tantas oportunidades quanto possível e dar ao adversário o menor número possível, é assim que vencemos jogos. Também há uma abordagem semelhante no Sporting. Jogam bem, são audazes, e não seria possível vencer o Arsenal sem o serem. Nessa altura eram líderes da Premier League e o Sporting já mostrou que pode jogar futebol de topo. Acho que vai ser um jogo entusiasmante."

A posição de Aursnes: "Já jogámos mais contra equipas de cinco atrás do que quatro esta época. Há muitas equipas com esta formação, mas não vou dar o onze. Vou estar a pensar até ao último momento. O Bah está de regresso, o Gilberto disponível. Os jogadores estão completamente focados. Como disse, é preciso usar o equilíbrio certo. O Fredrik Aursnes tem jogado bem. Muitos jogadores da frente estão em boa forma, o Fredrik também já jogou bem a seis, é muito flexível e pode jogar nessas posições. Será uma decisão tomada amanhã