O Sporting visita o Famalicão este domingo, a partir das 20h30, no último jogo antes da paragem para o Mundial2022. Na antevisão à partida, Rúben Amorim pronunciou-se sobre a ausência de jogadores do clube leonino dos convocados de Fernando Santos.

Último jogo antes da paragem para o Mundial: "Temos isso dentro das nossas cabeças. A paragem vai ser longa e é muito importante vencer este jogo. Já sentimos isso com o Boavista. Vínhamos de uma sequência boa e perdemos com o Boavista antes de uma paragem. Perdemos alguma alegria naquele momento. É um jogo importante e difícil, onde ainda não vencemos comigo como treinador. É uma equipa com vários talentos, mas que demora sempre algum tempo a criar ligação. O que é normal. Mas os jogadores talentosos gostam destes jogos. Vamos fazer um excelente jogo. De certeza."

Sporting sem jogadores portugueses nos convocados: "As escolhas são sempre difíceis. É difícil tirar um jogador para meter um dos nossos. Como seria difícil tirar um dos nossos para meter os outros. O momento da equipa não os ajudou. É normal. O futebol vive das escolhas, mas também do momento. Isso também é importante. Não conseguimos ajudar os jogadores. Têm todas as capacidades e devem pensar no Europeu. Perdemos alguns jogadores. Não sendo em grande número, o meio-campo mais utilizado vai embora [Ugarte e Morita]. E o Seba [Coates] também vai. É aproveitar o que podemos aproveitar e treinar os jogadores. O Trincão precisa de treinar, o Pote já nos conhece bem. Não conseguimos ajudar esses jogadores a chegar ao Mundial, mas têm muitos Mundiais pela frente."

Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio de fora da seleção: "Se o Inácio ou o Pote estivessem na convocatória, ninguém ficaria chocado com isso, porque ambos têm valor para lá estar. Sendo um lote de grandes jogadores, a escolha foi feita e há que encarar isso com normalidade."

Impacto da convocatória no balneário: "Eu não senti grande impacto. Obviamente que há jogadores que gostavam de lá estar. É uma grande competição, mas têm dois caminhos: ou se deixam abater ou seguem em frente. Eles têm qualidade. O Pote terá muitos jogos na Seleção. Eu fui a dois Mundiais e não era, nem de perto nem de longe, metade do jogador que o Pote e o Inácio são. Isso é que eles têm de meter na cabeça. Na próxima estarão lá de certeza."

Portugal contra Uruguai: "Estou 100% com Portugal. Tudo o que seja eliminar o Uruguai...ótimo. Preciso dos jogadores mais cedo. Vou estar a torcer para Portugal. Já disse a Coates que marcamos os voos, já."