Rui Águas considera que uma eventual derrota do Sporting frente ao Benfica no dérbi deste domingo, referente à 13ª jornada da Liga NOS, poderá gerar contestação ao treinador dos leões, Jorge Jesus.

Em entrevista à Lusa, o antigo avançado do Benfica acentua o peso psicológico da eliminação surpreendente do clube de Alvalade das provas europeias.

"Esta participação europeia é realmente um fracasso, com uma eliminação mais do que inesperada. Se a juntarmos a um fracasso com um rival, e que iria repor a diferença pontual anterior entre os dois, é uma digestão problemática", considera.

Para Rui Águas, esta "não foi uma jornada feliz" para as duas equipas de Lisboa, depois das derrotas do Benfica com o Nápoles (2-1) e do Sporting com o Legia Varsóvia (1-0).

"O Sporting é o mais penalizado, porque acabou fora da Europa e joga fora de casa. Juntando essas realidades à vantagem do Benfica, o Sporting está numa posição menos privilegiada", acrescenta.

Por força deste contexto, Rui Águas não hesita em apontar um "ligeiro favoritismo" ao Benfica para o desafio com os eternos rivais: "Pela jornada europeia, pela situação pontual e por uma maior regularidade exibicional e pontual, mas é um jogo que se ganha ou perde por pouca coisa."

Numa análise ao frente-a-frente das duas equipas na temporada transata, em que o Sporting se impôs em três dos quatro embates, o antigo futebolista reconhece que esse domínio parece agora mais improvável.

"Nesta altura o Benfica é uma equipa mais sólida, por isso tem pontuado mais e não é previsível que isso aconteça. Não me parece provável que aconteça o mesmo", reforça.

Rui Águas pronuncia-se ainda sobre as alterações de Rui Vitória na posição de ponta de lança do Benfica para assumir neste dérbi a sua opção pelo mexicano Jiménez em detrimento do grego Mitroglou.

"Jiménez é muito irregular em termos de posicionamento, causa incómodo ao adversário mas também à própria equipa. Se não tivesse acontecido este golo ao Nápoles, escolheria Mitroglou. Mas, neste caso, aproveitaria o momento de Jiménez", resume.

Os encarnados lideram a I Liga, com 29 pontos em 12 jornadas, enquanto os leões ocupam o segundo posto, com 27.

O dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a 13ª jornada da I Liga, está agendado para este domingo, às 18 horas, no Estádio da Luz, e vai ser dirigido pelo árbitro Jorge Sousa (Associação de Futebol do Porto).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.