A Câmara de Leiria vai homenagear o guarda-redes da seleção portuguesa de futebol, que se sagrou campeão europeu, com uma cerimónia na qual Rui Patrício será distinguido com a medalha de ouro do município.

Em nota de imprensa, a autarquia informa que o anúncio foi feito na terça-feira em reunião da Câmara de Leiria pelo vice-presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, que justificou esta distinção "não só pelo desempenho deste atleta", natural do concelho de Leiria, no campeonato da Europa de futebol, mas também pela sua carreira desportiva, em que se afirmou como "um atleta de excelência e um digno representante dos valores do desporto, mas também da identidade do concelho".

"Rui Patrício já foi contactado pelo Município, tendo-lhe sido transmitido todo o nosso agradecimento pelo trajeto profissional e desportivo que tem realizado e pela sua prestação exemplar e notável no campeonato da Europa de Futebol", adiantou Gonçalo Lopes, citado na nota de imprensa, acrescentando que o guarda-redes da seleção se mostrou muito sensibilizado com a intenção do município.

O guarda-redes do Sporting foi determinante em vários jogos do campeonato da Europa de futebol, que terminou com o primeiro título luso, após vitória por 1-0 sobre a anfitriã França, em Paris.

Gonçalo Lopes informou que a autarquia pretende realizar "uma homenagem que consiga associar todos os leirienses e muitas instituições relacionadas com o desporto e com o concelho", destacando ainda a ligação que Rui Patrício mantém com a região, assumindo-se como um "embaixador de mérito de Leiria na área do desporto".

Rui Patrício, natural de Matoeira, freguesia de Regueira de Pontes, começou a sua carreira no futebol pelo clube leiriense Sport Clube Leiria e Marrazes, tendo feito a sua estreia no futebol profissional na liga principal do futebol português em 2006 com a camisola do Sporting.

Titular indiscutível da seleção portuguesa de futebol, Rui Patrício foi este ano eleito como o melhor guarda-redes do Europeu de futebol disputado em França, em que Portugal se sagrou campeão, feito alcançado pela primeira vez na história do futebol nacional.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.