Rui Silva realizou, domingo, mais uma série de exames médicos e testes físicos com o Sporting e poderá ser apresentado ainda esta segunda-feira como primeiro reforço de Inverno dos leões. Quem o garante é o jornal O JOGO.

O guarda-redes internacional português, que vem do Bétis e custará 4,5 milhões de euros aos cofres leoninos, um valor ao qual pode acrescer ainda mais um milhão , mediante o cumprimento de determinados objetivos, deverá realizar terça-feira o primeiro treino com os colegas, acrescenta a mesma publicação, estando assim disponível para a deslocação de segunda-feira a Vila do Conde, onde o Sporting defronta o Rio Ave para a 18.º jornada da I Liga.

Nascido na Maia, Rui Silva estreou-se como sênior em 2013/14 no Nacional da Madeira, clube no qual terminou a sua formação. Conquistou a titularidade na temporada de 2015/16 e a meio da temporada seguinte rumou a Espanha, contratado pelo Granada a troco de um milhão de euros. Tardou a assumir-se como titular no conjunto espanhol, que entretanto desceu ao segundo escalão, mas foi depois preponderante no regresso ao escalão principal, na época de 2018/19.

Manteve-se como dono da baliza do Granada já na La Liga nas duas épocas seguintes, mudando-se depois, em final de contrato, a custo zero, para o Betis, em 2021/22. No clube de Sevilha também se assumiu como titular indiscutível, somando 114 jogos no conjunto de todas as competições pela formação andaluz. No escalão principal do futebol espanhol totaliza 158 jogos. Pelo meio, entre várias convocatórias, somou a sua primeira - e única até ao momento - internacionalização pela seleção principal de Portugal a 9 de junho de 2021, num amigável com Israel de preparação para o EURO 2020, no qual foi o terceiro guarda-redes de Portugal.

Antes, tinha já logrado alguns jogos pelas seleções jovens.