O Benfica visita Paços de Ferreira no próximo sábado em jogo a contar para a 24ª jornada e está proibido de perder pontos na Mata Real perante a vantagem de cinco pontos do líder FC Porto. Rui Vitória preferiu encarar o próximo jogo como mais uma final apesar de reconhecer que não é do seu feitio 'esconder realidades'.

No entanto, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo na Mata Real, o técnico dos 'encarnados' foi também confrontado com as recentes arbitragens da última semana e não deixou de partilhar a sua opinião enquanto agente do futebol.

"Esta é a minha opinião enquanto agente do futebol pois o clube já se pronunciou através de um dos seus vice-presidentes. De facto foi uma semana conturbada. Desde que começou o vídeo-árbitro que eu sempre estive presente e estou à vontade para falar sobre isto. É fundamental que os árbitros entendam que é preciso ter consciência das decisões. Todas têm de ser tomadas com um rigor enorme. Num dos jogos desta semana, em dois minutos, o que pode ter acontecido? Que consequências pode ter tido para quem está acima, para quem está abaixo, para os jogos que faltam... O ano passado, o Arouca desceu no Estoril por um golo. É preciso ter a máxima atenção, rigor e concentração. Já perceberam o impacto que tem uma decisão para um clube que pode descer e quase ir à falência? Já perceberam que há treinadores que podem ser despedidos por uma ou outra decisão? É preciso refletir e pensar nisto. Somos um país teste do VAR mas alguém aí em casa percebe que há um árbitro para decidir e outro árbitro, com quatro ou cinco ecrãs, que não consegue tomar uma decisão? Alguém consegue compreender isto? Temos uma casa a arder, temos baldes de água e mangueiras, mas como só temos os extintores homologados, só apagamos com extintores. Há protocolo mas é preciso ter bom-senso.Hoje, a arbitragem também precisa de bom senso. É preciso ir mais vezes ao monitor? Vamos. É preciso discutir mais vezes? Vamos. Esta história das dores de crescimento, já chega. Somos um país de teste e a UEFA vai ficar contente se perceber que mudámos certos pontos, porque era bom para o futebol. Uma decisão de um árbitro prejudica muita gente à sua volta, é preciso ter atenção a isto", afirmou Rui Vitória, em conferência de imprensa, sendo depois questionado sobre se sentia que o Benfica tem sido o candidato ao título mais prejudicado pelas arbitragens.

"Benfica prejudicado? Estou a falar em termos de reflexão. Eu não vou nesse conteúdo, eu estou a falar como treinador, um agente do futebol. Se calhar vou ser prejudicado, outras vezes beneficiado. É fundamental termos uma visão um pouco mais abrangente. O vídeo-árbitro não perde tempo, isso é uma falsa questão. O tempo perde-se nos pontapés de baliza, nos cantos, nas faltas e nas lesões dos jogadores. Se tivermos de perder um minuto para ver as imagens, que o façamos", sentenciou sobre o assunto.