Rui Vitória não admite outra atitude que entrar em campo e vencer o FC Porto. O técnico dos "encarnados" garante uma equipa motivada e ambiciosa, pronta para bater os "dragões" e deixar a equipa de Peseiro a nove pontos da liderança.

"O facto de termos recuperado pontos aos dois adversários diretos foi mérito nosso e também consequência de os adversários terem perdido alguns pontos. Para o título, como de há três ou quatro anos para cá, há três candidatos. E o jogo é o momento. Estamos convictos de entrar para ganhar. É uma ambição que pode parecer desmedida, mas que é a que nos caracteriza", disse o técnico em conferência de imprensa de antevisão do encontro.

Enquanto os rivais Sporting e FC Porto foram perdendo pontos nos últimos jogos, o Benfica foi amealhando vitórias atrás de vitórias, tendo recuperado 11 pontos aos "dragões" e oito aos "leões". Para o técnico, tudo teve a ver com o crescimento da equipa e do trabalho que tem sido feito na Luz.

"As equipas de futebol têm uma fase de crescimento, mais curta ou mais longa. Tudo o que tem vindo a acontecer é fruto do trabalho de muita gente, desde o nosso presidente ao cortador da relva. O nosso presidente tem-nos permitido muita estabilidade para o nosso trabalho. Isso pode ter sido uma coincidência, pois já existiram vários fatores que contribuíram para que esse crescimento seja um facto. Os jogadores também vão estando cada vez mais confiantes. E atenção, isto não é um fim do que quer que seja, nós ainda não ganhámos nada, ainda há muitos pontos pela frente e muitos pontos vão ser perdidos", atirou.

Sem Lisandro e Luisão, o jovem Lindelof deverá fazer dupla com Jardel no centro da defesa. O FC Porto também não pode contar com Maicon e Marcano pelo que deverá apostar no jovem Chidozie. Rui Vitória desvaloriza as ausências de um lado e outro.

"Ausências de centrais do Porto? Se fôssemos falar disso, nós também teríamos muito a lamentar", disse Vitória, antes de responder sobre a juventude de Renato Sanches e Lindeloff.

"O que penso disto é que têm que ser tratados como jogadores de futebol. Eles, como quaisquer outros, dão-me garantias de que dão conta do recado", completou.

O treinador do Benfica recusa a ideia de que este jogo é um teste às suas capacidades.

"No Benfica, são testes duas vezes por semana, não há outra forma. Todos os pontos, golos ou vitórias foram importantes. Claro que os adversários são diferentes, mas o pragmatismo que tenho é o que tive em todos os jogos ao longo da época. Temos tido um percurso muito honroso", sublinhou.

O Benfica-FC Porto, da 22ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h30 desta sexta-feira.